A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Resumo
Frente à importância de estudar o sistema digestório humano, suas funcionalidades e todos osprocessos que envolvem a quebra e aproveitamento dos alimentos, o presente estudo, realizado
pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS),
unidade de Ivinhema, teve como principal objetivo desenvolver e analisar uma aula prática de
laboratório baseada em uma metodologia ativa de ensino. A aula foi desenvolvida em uma escola
pública estadual, com duas turmas do oitavo ano, do período matutino, buscando despertar o
interesse dos alunos, revendo os conteúdos abordados em sala de aula sob outra perspectiva. Os
bolsistas verificaram o que a escola fornecia e o que seria necessário adquirir para a realização da
aula prática e, em seguida, foi solicitado que os alunos trouxessem materiais alternativos como,
copos plásticos transparentes, amido de milho, leite em pó, limão ou vinagre, comprimidos
efervescentes e óleo de cozinha. Formaram-se quatro grupos de alunos que foram orientados pelos
bolsistas e pela professora da turma, na realização dos experimentos que, baseados nos conteúdos
teóricos discutidos em aulas anteriores, lhes proporcionaram um melhor entendimento sobre cada
processo necessário para a digestão. Para o desenvolvimento da prática, foi elaborado um roteiro
que foi entregue aos grupos organizados em três bancadas do laboratório. O primeiro experimento
demonstrava a ação da saliva na digestão do amido e, para isso, foram utilizados amido de milho,
água, saliva e iodo. O segundo ilustrou a ação da mastigação, utilizando comprimidos
efervescentes, um triturado e outro inteiro, em água. O terceiro demonstrou a ação do suco gástrico
no alimento a partir da mistura de leite e vinagre (ou suco de limão). O quarto e último experimento
demonstrou a ação da bile e, neste caso, utilizou-se água, óleo e detergente. Ao término da aula foi
aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas aos alunos, por meio do qual
procurou-se identificar suas percepções sobre a aula realizada. A partir da análise dos dados
obtidos, foi possível inferir que os mesmos apresentam um maior interesse nos conteúdos abordados
quando estes são associados e/ou complementados com aulas práticas.
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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Santana, L., Chagas, J. dos S., & Silva, M. C. de S. (2019). A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS. ANAIS DO EGRAD, 6(9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5951
Edição
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE