VIVENCIANDO O PROCESSO DE ENSINAR CIÊNCIAS

Amanda dos Santos de Vitt, Giani Lopes Bergamo Missirian

Resumo


A formação biológica deve contribuir para que cada indivíduo seja capaz de compreender os processos e conceitos biológicos, a importância da ciência e da tecnologia no mundo moderno, despertando interesse pelo mundo dos seres vivos. Entretanto, pesquisas apontam que muitos alunos estão preocupados apenas em memorizar informações para alcançar notas e passar nos exames. Desse modo, é preciso que os profissionais da educação pensem em estratégias de ensino que os estimulem no processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, sendo a escola um espaço de aprendizagem da profissão docente, este trabalho teve como objetivo analisar as sequências didáticas aplicadas durante o estágio supervisionado em ciências no ano de 2015, no 6° e 7° ano do ensino fundamental, numa escola municipal, em Douradina, MS. Os conteúdos trabalhados foram: 6º ano - água e esgoto; 7º ano - aves e mamíferos. As turmas tinham entre 25 e 30 alunos, com faixa etária de 10 a 13 anos. Foram aplicados recursos didáticos que os alunos não tinham acesso, como: vídeo, imagens e textos de divulgação científica. O vídeo era exibido mais de uma vez, com pausas em alguns trechos para discussão dos conceitos, sendo que durante sua apresentação os alunos preenchiam atividades. As imagens impressas, como por exemplo, das aves, possibilitaram a observação de suas características para uma posterior exposição dialogada. E o texto de divulgação científica, da Revista Ciência Hoje das Crianças: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”, estimulou um intenso debate. Os alunos participaram das aulas e gostaram muito dos recursos utilizados, pois as aulas foram dinâmicas. O estágio tem um papel fundamental para os acadêmicos que desejam ingressar no magistério. É uma excelente experiência para lidar com a realidade, já que o dia a dia com os alunos pode fazer aqueles que admitem “nunca vou ser professor” mudar de ideia e se apaixonar por esta área.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.