EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS

Autores

  • Inessa Steffany T. Oliveira
  • Cristiane Pereira Marques
  • Mírian Xavier

Resumo

O ensino de ciências no ensino fundamental é essencial, pois desenvolverá no aluno uma nova postura em relação ao ser humano e a natureza, o que contribui para a formação de uma consciência social e planetária. O conhecimento de ciência auxilia a tornar o aluno um cidadão, ampliando a sua participação social no meio em que vivemos. Dessa forma, o papel do professor torna-se aspecto essencial, o qual propiciará ao aluno alcançar tal postura, pensamento e atitude.

Nesse contexto, a formação deste profissional deve receber destaque desde o primeiro contato com o ambiente escolar mediante o Estágio Curricular Supervisionado O artigo objetiva relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio, sobre o aprendizado do futuro profissional, oportunizando reflexões sobre as dificuldades existentes no ambiente escolar e buscando encontrar soluções para as mesmas. O estágio foi realizado numa Escola Estadual de Dourados-MS, durante o primeiro semestre de 2015, sendo supervisionado pela professora regente de ciências dos 6º e 8º anos, período vespertino. Foi possível, a partir do estágio, aprender com essa experiência, fazendo uma análise daquilo que tem dado certo, não necessitando mudá-las, enquanto aquilo que não tem bons resultados, necessita aprimorar. Durante o período de participação, foi possível evidenciar que a professora utiliza diversas metodologias de ensino, havendo desde aulas expositivas e discussões até aulas práticas. Os recursos didáticos usados durante suas aulas de ciências, na maioria das vezes, é o livro didático, porém complementando-o com outros materiais de apoio, como o quadro branco, data show, dentre outros. Ficou explicito que os alunos são motivados a aprender com as estratégias de ensino utilizadas pela professora, pois são estimulantes, prendem a atenção dos alunos, despertam o interesse, e ao mesmo tempo encoraja os mesmos a participarem e questionarem. Dessa forma, a aula fica divertida com um clima em que todos sentem se bem para compartilharem conhecimentos. Durante o estágio foi possível perceber que o ambiente escolar depende das pessoas que fazem parte deste, pois dependendo da relação estabelecida por elas, o resultado da aprendizagem pode ser significativa ou não. Por mais que a escola ofereça uma boa estrutura, não significa que os alunos se sentirão bem, visto que é necessário o todo para tal, tem que haver uma boa relação entre os funcionários, professores e alunos, para que se sintam bem no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

05/04/2016

Como Citar

Oliveira, I. S. T., Marques, C. P., & Xavier, M. (2016). EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2890

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)