Gestão do conhecimento e sustentabilidade nas médias e grandes empresas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras - PR

Autores/as

  • Reginaldo dos Santos Cordeiro FACSUL
  • Ivan Bim Requena FACSUL
  • Gerson Amaury Marinho PUC/PR
  • Daniel Ferreira dos Santos PUC/PR

Resumen

O presente artigo de revisão e de estudo multicaso visa diagnosticar a relação existente entre os investimentos realizados por organizações de médio e grande porte, dos municípios de Campina Grade do Sul e Quatro Barras, Estado do Paraná, em gestão estratégica do conhecimento e da aprendizagem, e o processo de sustentabilidade destas no seu mercado de atuação. Crê-se, como pressuposto básico, que a gestão estratégica do conhecimento e da aprendizagem é fator preponderante no alcance da satisfação de clientes internos e externos e que, com isto, as organizações tendem a obter um nível mais elevado de poder de competitividade e conseqüente sustentabilidade. Crê-se ainda que o alto grau de competitividade, predominante no mundo dos negócios, tem comprometido a sustentabilidade de muitas organizações, as quais, muitas vezes por desinformação ou até mesmo de falta de flexibilidade de seus dirigentes, deixam de perceber algumas soluções que poderiam certamente contribuir para amenizar os efeitos desta acirrada competição. Ainda, com base no fato de que vive-se, inquestionavelmente, a era da informação e do conhecimento, há que se esperar das organizações que pretendam vencer sejam aquelas que mais acreditam e investem em desenvolvimento permanente do seu capital intelectual, permitindo uma maior consolidação dos seus objetivos e metas de crescimento e sustentabilidade.

Publicado

2015-11-19

Cómo citar

Cordeiro, R. dos S., Requena, I. B., Marinho, G. A., & dos Santos, D. F. (2015). Gestão do conhecimento e sustentabilidade nas médias e grandes empresas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras - PR. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2659

Número

Sección

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