ESTRUTURA ABRANGENTE DA CONTABILIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO COM FOCO NA CONTABILIDADE FÍSICA E MONETÁRIA

Autores/as

  • Fabiane Z. Tribess Ono UFPR
  • Laurindo Panucci Filho UEMS

Resumen

Este é um estudo bibliográfico, de natureza crítico-reflexivo e segue as diretrizes metodológicas de um ensaio teórico. Teve como objetivo obter informações sobre a estrutura da Contabilidade da Gestão Ambiental (CGA). O estudo revela que esta é composta pela Contabilidade Monetária da Gestão Ambiental (CMGA) e pela Contabilidade Física da Gestão Ambiental (CFGA). Evidencia que a CMGA refere-se aos aspectos ambientais das atividades corporativas expressas em unidades monetárias e que gera informação para uso gerencial interno e a CFGA também serve como uma ferramenta de informação para decisões gerenciais internas. Entretanto, diferente da CMGA, ela foca no impacto da companhia no meio ambiente em termos físicos. A estrutura apartir do quadro referencial demonstra que ambas, CMGA e CFGA possuem orientações para o passado e futuro, bem como foco no curto e longo prazo.

Palavras chave: Contabilidade da Gestão Ambiental, Contabilidade Monetária da Gestão Ambiental, Contabilidade Física da Gestão Ambiental.

Publicado

2015-11-19

Cómo citar

Ono, F. Z. T., & Filho, L. P. (2015). ESTRUTURA ABRANGENTE DA CONTABILIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO COM FOCO NA CONTABILIDADE FÍSICA E MONETÁRIA. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2651

Número

Sección

Artigos Completos