GERENCIAMENTO DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE AUTO PEÇAS
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar o processo de gerenciamento de estoque e sua situação perante os serviços prestados aos seus clientes através do cálculo da acuracidade de estoque e do nível de serviço de uma empresa distribuidora de auto peças. Para tanto, foi necessário coletar dados juntamente com a empresa em estudo referente ao mix de produtos e suas respectivas vendas. Considerou-se para este estudo os meses de agosto de 2011 a janeiro de 2012. A análise dos dados se fundamentou na forma de análise quantitativa, com o propósito de processar e transformar os dados em informações. Contudo, foi desenvolvido um estudo de caso, permitindo assim, o conhecimento de maneira ampla e detalhada do processo de gerenciamento de estoque de uma empresa distribuidora de auto peças. De acordo com o resultado obtido, a empresa não obteve resultados satisfatórios, pois apresentou uma acuracidade de 57,57% na curva “A”; 79,34%, na curva “B” e 106,26% na curva “C”. O estudo revelou um total de 1.097 pedidos não atendidos, gerando, assim, 83,82% de nível de serviço. Por fim, conclui-se que a empresa estudada apresenta fraquezas no gerenciamento de seu estoque.
Palavras chave: Acuracidade; Curva ABC; Gerenciamento de estoque.