Ferramenta de BSC aplicada numa empresa de saneamento no sul do Brasil: análise da percepção dos usuários
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos usuários da ferramenta do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de saneamento do Sul do Brasil, no desenvolvimento de suas atividades e no uso de suas ferramentas. Inicialmente foi desenvolvido um levantamento bibliográfico, identificando-se às perspectivas do BSC atreladas as estratégias organizacionais. Posteriormente realizou-se uma pesquisa a campo em setembro de 2010 com dez funcionários da unidade de Guarapuava, onde se procurou avaliar o nível de conhecimentos destes no uso deste recurso de gestão. A empresa deve se preocupar com os funcionários, de maneira que estes estejam em sintonia para o crescimento da empresa. Para isso a organização necessita de uma gestão que atenda as expectativas de seus colaboradores, agregando motivação na busca de conhecimentos e engajamento em projetos que os ajudem profissionalmente e favoreçam a sociedade na busca resultados de aprendizagem e crescimento. A organização prescinde de uma gestão que atenda aos anseios de sua equipe e os motive na formulação de estratégias e no seu planejamento para atingir seus objetivos. É indispensável à divulgação de informações a todos os setores da organização para que haja crescimento de idéias, inovações estruturais e uma gestão que cultive a participação das atividades organizacionais.
Palavras-chaves: Aprendizado e Conhecimento, Balanced Scorecard, Estratégias organizacionais.