CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE ETANOL NO BRASIL: uma análise do desempenho econômico a partir do ambiente institucional
Abstract
O etanol tem desempenhado importante papel na economia brasileira deixando de ser visto apenas como um subproduto do açúcar e passando a ser encarado como uma solução alternativa e permanente ao problema de abastecimento de combustível em sua origem relacionado ao risco da insuficiência das reservas petrolíferas, à necessidade de utilização de fontes energéticas renováveis, bem como, dos conflitos armados em torno de sua posse. Neste cenário, o Brasil tem despontado entre os principais players do mercado de etanol que juntamente com os Estados Unidos correspondem a aproximadamente 90% da produção mundial. Sob o ponto de vista institucionalista, o desempenho econômico surge como consequência de uma determinada configuração institucional, uma vez que esse reflete, direta ou indiretamente, sobre o tipo de postura a ser tomada pelos agentes nas esferas econômica, política, social e inovativa. Nessas condições, o presente estudo tem por objetivo analisar as características institucionais verificadas no mercado do etanol brasileiro e as respectivas influências no desempenho econômico dessa atividade.
Palavras-chave: Ambiente institucional. Etanol. Desempenho econômico.