CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE ETANOL NO BRASIL: uma análise do desempenho econômico a partir do ambiente institucional

Authors

  • Airton Pinto de Moura UEMS
  • Adriana Kirchof de Brum UEMS

Abstract

O etanol tem desempenhado importante papel na economia brasileira deixando de ser visto apenas como um subproduto do açúcar e passando a ser encarado como uma solução alternativa e permanente ao problema de abastecimento de combustível em sua origem relacionado ao risco da insuficiência das reservas petrolíferas, à necessidade de utilização de fontes energéticas renováveis, bem como, dos conflitos armados em torno de sua posse. Neste cenário, o Brasil tem despontado entre os principais players do mercado de etanol que juntamente com os Estados Unidos correspondem a aproximadamente 90% da produção mundial. Sob o ponto de vista institucionalista, o desempenho econômico surge como consequência de uma determinada configuração institucional, uma vez que esse reflete, direta ou indiretamente, sobre o tipo de postura a ser tomada pelos agentes nas esferas econômica, política, social e inovativa. Nessas condições, o presente estudo tem por objetivo analisar as características institucionais verificadas no mercado do etanol brasileiro e as respectivas influências no desempenho econômico dessa atividade.

 

Palavras-chave: Ambiente institucional. Etanol. Desempenho econômico. 

Published

2015-11-19

How to Cite

Moura, A. P. de, & Brum, A. K. de. (2015). CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE ETANOL NO BRASIL: uma análise do desempenho econômico a partir do ambiente institucional. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2639

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