Desenvolvimento do Setor Sucroenergético na Região da Grande Dourados, no período de 2003 a 2013: Estudo comparativo entre a produção de alimentos e de biocombustíveis

Eliotério Fachin Dias, Madalena Maria Schlindwein, Luciana Ferreira da Silva, Clandio Favarini Ruviaro

Resumo


Este artigo objetiva analisar o desenvolvimento do setor sucroenergético na Região da Grande Dourados. A metodologia utilizada baseou-se em dados da CONAB, IBGE e UNICA, além da revisão bibliográfica, abordando os aspectos da expansão da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, comparando-a com as áreas e produções agrícolas de soja, milho, arroz e feijão, e da pecuária, no Brasil, na Região Centro-Oeste, e no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados apresentados permitiram concluir que, embora, tenha havido elevado aumento das areas destinadas à produção de biocombustíveis (canade-açúcar) e de commodities para exportação (soja e milho), assim como acentuada diminuição em áreas de pastagens degradadas, além de elevada redução das áreas destinadas à produção de alimentos (arroz e feijão) voltados para o mercado interno.

Palavras-chave: Cana-de-açúcar, Desenvolvimento, Crescimento Econômico, Produção de alimentos, Produção de biocombustíveis.



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.