RENOVAÇÃO NO SHOUJO? ANÁLISE DE FIGURAS NO MANGÁ MAHOU SHOUJO SITE, DE KENTARO SATO
Resumo
O espaço multimídia disponível para os animês no século XXI tem ganhado mais influência no Ocidente e as plataformas digitais/streamers, deste modo, já possuem catálogos específicos para esses conteúdos. Assim, percebe-se que, com a grande quantidade de animações nipônicas sendo disponibilizadas ao público, surge a necessidade de análises que levem em conta suas particularidades. Por conseguinte, muitos animes que estão disponíveis nas plataformas são adaptações de mangás, sendo o caso de Mahou Shoujo Site (Garota Mágica.com), de Kentaro Sato. A narrativa desta obra, enquadrada no terror e no shoujo, ou seja, narrativas destinadas ao público feminino, focaliza personagens que, ao entrarem em um site, ganham varinhas mágicas com o intuito de se defenderem de hostilidades. O presente trabalho se propõe a analisar o mangá de Sato a partir da semiótica de linha francesa, com o objetivo de verificar as figuras do nível discursivo que o compõe. Tal proposta se dedica a reflexionar sobre a escolha dos objetos usados como varinhas e, também, em que medida a obra reformula o que se entende por shoujo na comunidade otaku, isto é, público consumidor de animês e mangás. Foi levado em consideração, desta forma, obras conhecidas do shoujo como Sailor Moon e Puella Magi Madoka Mágica a fim de contraste e observou-se que houve a recorrência de elementos correspondentes entre os mangás e a obra em análise, quando em relação ao gênero shoujo. Divergiram, no entanto, em relação ao terror, uma vez que Mahō Shōjo Site faz uma mistura dos elementos comumente presentes em narrativas shoujo com elementos encontrados em narrativas de terror. A análise, portanto, deu-se à luz de teóricos e estudiosos como Barros (2005), Fiorin (1995), Greimas (1973) e Azuma (2001).
Palavras-chave: Mangá. Mahou Shoujo Site. Kentaro Sato. Semiótica
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