REFLEXÕES TEÓRICAS E RELATO DE PROCESSO DO DOCUMENTÁRIO “FRONTEIRAR”

Autores

  • Juliana Tonin UNILA

Resumo

O presente trabalho é o desdobramento de reflexões feitas a partir da produção do documentário “Fronteirar”, que foi rodado nas cidades gêmeas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Experienciar a fronteira como mulher é um dos pontos motrizes na confecção deste material de audiovisual, pois o documentário é atravessado entre as questões referentes às representações das mulheres fronteiriças, registrando o modo como as mulheres da fronteira criam sua narrativa acerca do que é ser mulher na fronteira e de como elas se percebem. Ao produzir um material audiovisual de cunho educativo que visa abrir reflexões acerca destes temas, de modo a contribuir no âmbito da criação de outras imagens e narrativas sobre a fronteira e sobre a mulher fronteiriça a centralidade do tema é reforçada pela equipe técnica, propositalmente formada exclusivamente de mulheres, o que faz que seja explícita a forma como será abordado o tema da construção da narrativa audiovisual. Partindo de uma pesquisa de material bibliográfico, foi feita uma investigação teórica que criou um diálogo com as dimensões discursivas propostas no documentário e que corroborou com a reflexão sobre a história das mulheres fronteiriças por um viés feminista. Para isso trago os conceitos articulados por PERROT (2013), DOURADO (2002) e LOPES (2006). O artigo também coloca os conhecimentos provenientes do cinema e suas reflexões teóricas com os autores clássicos como NICHOLS (2005), em diálogo com KRONIS (2008) e LOPES (2006). A partir da experiência na fronteira, buscar entender os atravessamentos produzidos nas relações de gênero deste “entre-lugar”, enquanto construções territoriais e sobretudo discursivas, de ordem cultural, econômica, religiosa, política e intercultural. Para isso, o artigo trabalha com os conceitos de fronteira propostos por OSÓRIO (2010); MULLER (2000; 2016), em conjunto com as problematizações que HALL (2015) coloca sobre as identidades na contemporaneidade. Colocar a fronteira no centro do estudo revela uma possibilidade de investigação em novas dimensões da organização humana atual; sendo um objeto de estudo complexo que exige uma constante redefinição de seus conceitos e de suas problematizações. Portanto, neste artigo busca compreender como essas mulheres constroem e reconstroem suas identidades nesse lugar, articulando essas vozes subalternas e silenciadas, com novas formas de pensar e repensar vários aspectos da vida fronteiriça.

 

Palavras-chave: Mulheres. Fronteiras. Feminismo. Audiovisual.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Tonin, J. (2021). REFLEXÕES TEÓRICAS E RELATO DE PROCESSO DO DOCUMENTÁRIO “FRONTEIRAR”. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7636