OS IMBRICAMENTOS DO ENTRE: COMO OS “PARÁGRAFOS” SE INSEREM NA “TERRA VERMELHA” EM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A LEITURA NO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Aline Silva Vieira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hemilly Rayanne Correa da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juciano Rocha Professor Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma reflexão descritiva do processo de produção do documentário: “Entre Parágrafos e Terra Vermelha - A Leitura no Mato Grosso do Sul” produzido em 2020/2021 que possui cerca de 40 minutos de duração e está disponível no canal do YouTube “Pastel Escritor”. A obra conta com a participação de 17 entrevistados de várias cidades do estado e aborda diversos assuntos relacionados a experiência de ser leitor no MS. No início da produção, foi elaborado um questionário para catalogar os hábitos de leitura no MS, desde a forma de consumo de livros, os eventos literários e formas de incentivo. Foram obtidas 180 respostas, e então foram selecionados(as) e convidados(as) as pessoas que participariam da entrevista para a produção audiovisual. As gravações ocorreram nas cidades de Campo Grande e Dourados durante o período de um mês e meio. Durante o processo de edição, a carga horária para a execução do projeto se estendeu para além do planejado, pois não havia um computador com alta capacidade de processamento disponível. Concomitantemente, realizaram-se as ações de divulgação, incluindo resenhas de autores regionais (um projeto à parte que consistia em enaltecer a literatura regional), sorteios, postagens, lançamento do trailer, panfletagem, entre outros. Ao fim do processo, foi possível perceber que dentro da narrativa visualiza-se e expõem-se dados relevantes que surgiram a partir da aplicação e análise do questionário, como a existência ou não de bibliotecas em diversos municípios do estado e de onde parte o incentivo à leitura na vida das pessoas, seja por meio da família, de amigos ou do ambiente escolar; a valorização, existência e resistência de clubes do livro e eventos voltados para a literatura dentro do estado, e de que maneira o poder público e a escola exercem poder sobre o hábito de leitura dos cidadãos.  O documentário se divide em três atos e em cada um deles é possível perceber conexões entre tudo o que foi exposto e qual a relevância de compreender as informações coletadas, além de expôr a dinâmica dos hábitos de leitura no MS. Foi possível concluir que é necessário um esforço advindo do poder público para fomentar esse hábito, pois não é exclusividade do estado os baixos índices de leitura dentre a população. Aqui, no entanto, é preciso divulgar e melhorar a infraestrutura das bibliotecas já existentes, incluindo as das escolas, além do fortalecimento e criação de espaços e eventos com esse intuito. Percebe-se um esforço dos professores em incentivar a leitura, mas, além de provavelmente não acontecer da forma mais eficaz, não há uma estrutura capaz de sustentar tal incentivo; para piorar, a disciplina de literatura sequer faz parte da grade obrigatória atual.

 

Palavras-chaves: Literatura. Audiovisual. Documentário. Regional.

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Publicado

2021-11-06

Como Citar

Vieira, A. S., Silva, H. R. C. da, & Professor, J. R. (2021). OS IMBRICAMENTOS DO ENTRE: COMO OS “PARÁGRAFOS” SE INSEREM NA “TERRA VERMELHA” EM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A LEITURA NO MATO GROSSO DO SUL. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7633