NO LIMITE DO HUMANO: ATRAVESSAMENTOS ENTRE FORMA LITERÁRIA E NARRATIVA FÍLMICA EM O APARTAMENTO DE ASGHAR FARHADI
Resumo
A pesquisa evidencia as raízes daquilo que convencionou-se chamar de narrativa clássica dentro do roteiro literário. Compreendendo que as formas miméticas organizam a realidade, percebemos que a narrativa clássica, forma primordial da narrativa cinematográfica que perdura no cinema representativo-industrial (BURCH), não é alheia à tradição literária, tampouco nasce com a invenção do cinema, mas é uma herança da comédia aristotélica, cujo herói é o modelo da epopeia grega, o qual sobreviveu na literatura popular e teve, no cinema seu retorno e sua consagração. Tal configuração, fruto daquilo que Northrop Frye chamou de visão cômica do mundo, diz respeito à integração total entre herói e sociedade, reconciliando a antítese, em um mundo no qual desejo interior e circunstância externa coincidem, pois, o herói, signo de uma coletividade, assim como na epopeia, é a medida de todas as coisas e corresponde à satisfação do espectador. No drama moderno, por sua vez, essa configuração que despontou com uma certa defasagem temporal no cinema hegemônico, herda uma visão trágica do mundo, cujo herói é o demoníaco (GOLDMAN), o anti-herói romanesco, a margem de seu tempo, pois a alma não corresponde mais ao tamanho da jornada. Como objeto de análise, elencamos a narrativa-fílmica O apartamento (2016), de Asghar Farhadi, cujo diálogo com a literatura atravessa o intertexto com a obra de Arthur Miller – A morte do caixeiro viajante (1949) – e carrega para sua forma, da configuração do enredo à construção dos personagens, traços latentes dessa visão trágica de mundo e de um herói moderno, sob a égide da separação entre sujeito e objeto (SARRAZAC). Assim, como resultado, percebemos que a relação entre literatura e cinema vai além da adaptação, mas um gênero mimético possibilitou as formas narrativas do outro, uma vez que as estruturas do drama, no cinema, avizinham-se com a forma do romance (LUKÁCS) e do drama moderno (SZONDI), e nisso jaz a intersecção fundamental entre ambas as artes.
Palavras-chaves: Narrativa. Roteiro. Comédia. Tragédia. Romance.
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