AS NOVAS ADAPTAÇÕES PARA O ESTÁGIO EM ARTES CÊNICAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Marcos Vinícius Mamedio dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Anny Priscilla Quintana Gomes Marques

Resumo

A presente pesquisa retrata em forma de relato a experiência vivida no período de estágio do curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), durante a pandemia do COVID-19. No desenvolver deste trabalho, aliado a leituras teóricas trabalhadas em sala de aula por meio da disciplina Estágio Curricular II, como Adiando o fim do mundo em tempos de pandemia: potências do ‘sentirfazerpensar’ com gestos e histórias (2020) de Rosa Helena Mendonça e Pandemônicos em pandemia e o teatro como saída em temp[l]os de reclusão (2020) de Simone Carneto, buscaremos ilustrar o processo de adaptação às ferramentas virtuais durante o período de estágio na rede pública de ensino; o planejamento e execução das aulas no sistema de educação à distância e o processo de busca por plataformas que nos dessem o suporte para possíveis formas de gravar aulas em localidades diferentes, fato que se tornou importante na dinâmica pedagógica devido ao isolamento social. Como estagiários que fazem parte do corpo docente, levantamos possibilidades de trabalhar o uso de podcasts para uma aula dinâmica e alternativa; além dos demais recursos utilizados, a exemplo de jogos que pudessem ser impressos e jogados em casa para movimentar o corpo no período de distanciamento social, visando facilitar a interação aluno-professor e seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer do relato, buscamos mostrar a importância e dificuldades do sistema online e as estratégias feitas para que os alunos não perdessem o ano letivo. O estágio foi desenvolvido em dupla, as dúvidas que permeiam e as soluções que foram tomadas, “novas” adequações e a resposta dos alunos, surgiram de modo que o desafio de desenvolver o estágio sem ter o contato presencial, tornou-se enriquecedor para a experiência como futuros arte-educadores.

 

Palavras-chaves: Arte Cênicas. Estágio Curricular. Ensino Remoto. Pandemia.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Santos, M. V. M. dos, & Marques, A. P. Q. G. (2021). AS NOVAS ADAPTAÇÕES PARA O ESTÁGIO EM ARTES CÊNICAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7596