A LITERATURA SOB OS AUSPÍCIOS DO MERCADO: A QUESTÃO DO INTERESSE
Resumo
O artigo descreve os resultados da pesquisa realizada em duas turmas do ensino fundamental II, tendo por objetivo abordar questões pertinentes ao ensino de literatura e à presença do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Buscou-se fazer, através de perguntas, um recorte da dimensão da presença e o interesse que a literatura desperta nos educandos, os incentivos, exemplos e motivações que fazem esses jovens estudantes tornarem-se efetivamente leitores. Em sua fase bibliográfica, esta pesquisa considerou textos que abordam a questão da leitura, compreensão e vivência literária, sob a perspectiva das relações que unem o indivíduo à coletividade, a obra literária, o jovem leitor e o modo como esta obra é percebida pelos jovens alunos do Ensino Fundamental II. Autores como Jessé Souza, Marisa Lajolo, Marshal Mcluhan, Michel de Certeau, Ricardo Azevedo, Zoara Failla e outros, que escreveram e escrevem sobre os desafios enfrentados pela literatura na cultura contemporânea e sua capacidade de chegar aos leitores, serviram de referência para as reflexões dispostas nesse artigo. Foram utilizados também, como dados relevantes para balizar a pesquisa, os resultados da 4ª e 5ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, trabalho coordenado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e executado pelo IBOPE inteligência. Essas pesquisas cobriram nacionalmente o cenário brasileiro sobre leitura na população brasileira de modo geral, sendo de vital importância para estimular reflexões sobre a leitura no Brasil e comparar os dados obtidos nas presentes pesquisas de âmbito nacional com a pesquisa realizada na escola em Dourados, Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Literatura. Ensino. Ensino Fundamental. Livros. Jovens leitores.
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