JEREMIAS, PELE: UMA REFLEXÃO SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS E PRECONCEITO

Autores

  • Wanessa Rodovalho Melo Oliveira UNEMAT
  • Dircel Aparecida Kailer UEL

Resumo

Este trabalho apresenta a HQ Jeremias – a Pele, ganhadora do Prêmio Jabuti de Histórias em Quadrinhos, em 2019, na qual são narradas experiências vividas por um garoto negro em uma sociedade preconceituosa. Com o objetivo de conhecer o personagem, algumas abordagens sociolinguísticas são apontadas neste estudo, como caracterizar a construção de identidade que envolve Jeremias, apontar as atitudes linguísticas perceptíveis na obra, pensamentos, sentimentos e reações diante das situações a que ele é exposto, referenciar as crenças linguísticas que desempenham o papel social da comunidade de fala da qual ele participa, apontar para um estilo de fala proveniente das relações sociais no ambiente escolar e, por fim, mostrar o preconceito evidenciado na obra. Esta pesquisa científica tem como abordagem a metodologia descritiva que faz uma leitura dos dados baseados na Sociolinguística Variacionista, com conceitos de Labov (2008), os estudos dos psicólogos sociais Lambert e Lambert (1972), e de Moreno-Fernández (1998). As análises iniciam quando Jeremias sente, na pele, o preconceito em uma aula sobre profissões, em que os alunos poderiam escolher uma profissão para representar, porém, a escolha de Jeremias foi “muito incomum”, conforme fala da professora, ou seja, ele queria ser astronauta, mas a professora decide que ele representaria um pedreiro. O choque de realidade sofrido por Jeremias foi enfrentar que muitas coisas aconteciam apenas com ele, por causa de sua cor, por isso, na comunidade linguística que ele convive, bullying era frequentemente cometido. As reações do personagem, no decorrer da trama, mostram, algumas vezes, atitudes positivas sobre sua própria identidade, pois, mesmo sofrendo tanto preconceito por causa da cor de sua pele e o seu desejo de ser astronauta, o menino sente a necessidade de ser melhor do que ontem, não melhor do que as pessoas. Demorou tempo para Maurício de Souza incluir um personagem negro em sua Turma da Mônica, logo, Jeremias não poderia ser apresentado de maneira diferente, um adolescente forte e autêntico, que encontra no seio familiar apoio para superar as adversidades causadas por uma sociedade preconceituosa.

 

Palavras-chave: Atitudes Linguísticas. Identidade. Jeremias. Preconceito.

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Publicado

2021-11-06

Como Citar

Oliveira, W. R. M., & Kailer, D. A. (2021). JEREMIAS, PELE: UMA REFLEXÃO SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS E PRECONCEITO. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7587