CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E PERFORMÁTICA
Resumo
O processo de construção da identidade é um tema que nos dias atuais tem gerado muita polêmica entre pesquisas e estudos acadêmicos. Muitas teorias são levantadas a esse respeito, como processo, está em constante transformação, há sempre a desconstrução e reconstrução identitária do ser humano, dependendo de seu meio social, gênero, raça, etc. O indivíduo já nasce com uma identidade pré-estabelecida, a família é a primeira envolvida nesse processo, no entanto, durante seu convívio com o outro, há uma mudança de postura, ou seja, a desconstrução e reconstrução de postura e modos de pensar e agir. A linguagem tem papel fundamental e determinante, assim, ela é responsável por transmitir informações, por meio dela agimos, participamos de momentos de reflexões, leituras, debates, mudando o modo de ser e ver o “eu” e o “outro”. A investigação do desenvolvimento ou formação da identidade é base que serve de corpus para muitos estudos, principalmente por envolver a linguagem, a qual é observada e modificada pela interação do falante e do ouvinte, e também está presente nas relações de poder. Nesse sentido, como corpus deste trabalho, foi escolhido o poema “Excertos”, do autor Oliveira Martins. Será feita uma análise tendo por base teórica e objetivos as pesquisas desenvolvidas pelos autores Hall (2006) e Silva (2012) que tratam da construção, desconstrução e reconstrução da identidade. Sob a perspectiva decolonial, buscamos uma reflexão na obra de Grada Kilomba (1968) para explicitar os processos de identidades e transformações porque passou o negro escravizado e as marcas que ainda estão presentes nessa população. Diante do exposto, busca-se apresentar um recorte sobre o tema a formação da identidade, partindo da construção, desconstrução e reconstrução, fazendo uma relação preliminar, sem aprofundar o assunto, com o decolonialismo como exemplo de transformação identitária e aceitação do eu e do outro, nesse sentido, vem contribuir com essa pesquisa a obra do autor Bauman (1990) que nos apresenta a performance, a qual visa auxiliar essa abordagem que trata do “eu”, focada principalmente nos atos de fala.
Palavras-chaves: Identidade. Linguagem. Reconstrução.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 3º Cine-Fórum UEMS –Cinema, Literatura, Sociedade e Debate - O Último Ato!
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.