O SORRISO DA BERÊ: O CORPO OBJETIFICADO DA PERSONAGEM BERENICE DE EDGAR ALLAN POE RECONSTRUÍDO NO SERIADO TELEVISIVO CONTOS DO EDGAR

Autores

  • Alessandra Hypolita Valle Silva Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / CEFET – MG

Resumo

Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / CEFET – MG, Linha de Pesquisa I – Literatura, Cultura e Tecnologia, que tem como tema central, BERENICE – A AMADA (I)MORTAL DE EDGAR ALLAN POE - Um estudo de papéis de gênero e das relações femininas com a morte. Os estudos de linguagem abrem diversas possibilidades de análise das estruturas narrativas de filmes e seriados televisivos, e o discurso psicanalítico auxilia oferecendo bases teóricas para observação dos elementos fílmicos, principalmente nos gêneros de suspense e terror, visto nas histórias de Edgar Allan Poe (1809-1849). Nessa esteira de investigação, aspira-se nesse estudo, relacionar a análise do conto Berenice (1835) e o episódio O Sorriso da Berê, da minissérie brasileira Contos do Edgar (2013) dirigida por Pedro Morelli.

 

Palavras-chaves: Edgar Allan Poe. Berenice. Gênero. Morte. Psicanálise.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Lopes, A. H. V. S. (2021). O SORRISO DA BERÊ: O CORPO OBJETIFICADO DA PERSONAGEM BERENICE DE EDGAR ALLAN POE RECONSTRUÍDO NO SERIADO TELEVISIVO CONTOS DO EDGAR. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7570