O SORRISO DA BERÊ: O CORPO OBJETIFICADO DA PERSONAGEM BERENICE DE EDGAR ALLAN POE RECONSTRUÍDO NO SERIADO TELEVISIVO CONTOS DO EDGAR
Resumo
Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / CEFET – MG, Linha de Pesquisa I – Literatura, Cultura e Tecnologia, que tem como tema central, BERENICE – A AMADA (I)MORTAL DE EDGAR ALLAN POE - Um estudo de papéis de gênero e das relações femininas com a morte. Os estudos de linguagem abrem diversas possibilidades de análise das estruturas narrativas de filmes e seriados televisivos, e o discurso psicanalítico auxilia oferecendo bases teóricas para observação dos elementos fílmicos, principalmente nos gêneros de suspense e terror, visto nas histórias de Edgar Allan Poe (1809-1849). Nessa esteira de investigação, aspira-se nesse estudo, relacionar a análise do conto Berenice (1835) e o episódio O Sorriso da Berê, da minissérie brasileira Contos do Edgar (2013) dirigida por Pedro Morelli.
Palavras-chaves: Edgar Allan Poe. Berenice. Gênero. Morte. Psicanálise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 3º Cine-Fórum UEMS –Cinema, Literatura, Sociedade e Debate - O Último Ato!
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.