ENTRE CONTOS E ENCANTOS: PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DE CONTOS DE FADAS

Autores

  • Karine Ayumi Maeoka Hara Universidade Positivo (UP)

Resumo

A literatura faz parte da vida do ser humano desde muito cedo. Ela tem a importante função de transformar o leitor em alguém crítico e ampliar a imaginação e a criatividade deste. Entre os vários contatos literários que os leitores têm durante sua vida pode-se dizer que um dos primeiros contatos são com os contos de fadas. Os contos de fadas aparecem com sua função pedagógica de aprendizagem e com sua função terapêutica de engajamento, além disso, trazem um grande fascínio ao mundo infantil. Ao levar este contexto em consideração, o intuito e objetivo deste trabalho é destacar a importância e relevância dos contos de fadas como prática de leitura dentro e fora de sala de aula e em como ela auxilia no processo de formação leitora e cidadã. Para tanto, a metodologia utilizada na realização deste trabalho é a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo em artigos a respeito do tema. Também foram utilizados como referência bibliográfica e fundamentação teórica, autores base como Bettelheim (1997); Costa (2013); Silva e Zilberman (2008), assim como documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (2013). Da pesquisa, conclui-se pontos relevantes a respeito do modo como os contos de fadas entram na vida das pessoas e como estes os transformam a partir de então. Os contos de fadas não nasceram como histórias infantis, porém, com o passar dos anos, tornaram-se uma ferramenta muito eficaz para o ensino e entretenimento de crianças de todas as idades. E mesmo depois de crescidos estes leitores ainda se encantam com tais obras.

 

Palavras-chaves: Contos de fadas. Prática literária. Leitor. Sala de aula. Infantil.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Hara, K. A. M. (2021). ENTRE CONTOS E ENCANTOS: PRÁTICAS DE LEITURA POR MEIO DE CONTOS DE FADAS. Cine-Fórum UEMS , 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/cineforumuems/article/view/7558