CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE DEBATES EM CIÊNCIAS SOCIAIS

O “I SINPECS - Simpósio Nacional de Pesquisadores das Ciências Sociais" e “III Ciclo de debates em Ciências Sociais”, ocorrido entre 22 a 26 de agosto de 2011, foi um evento organizado pelo Curso de Ciências Sociais da UEMS/Paranaíba e teve com tema “Dilemas Sociais na Contemporaneidade”.

O encontro foi pensado no intuito de oferecer uma maior amplitude em comparação à edição anterior, diante da possibilidade de uma repercussão nacional pretendida pela organização, tendo em vista a participação de palestrantes de diversos estados e Instituições de Ensino Superior do país que versarão sobre diversos dilemas enfrentados pelas Ciências Sociais na contemporaneidade, utilizando, para tanto, múltiplos referenciais teóricos.

O convite de palestrantes de diversas IES tem o objetivo de diversificar os debates e aproximar a UEMS das discussões ocorridas nesses outros centros de pesquisa acadêmica. Além das palestras, foram realizados 6 mini-cursos distribuídos em 3 dias, e apresentação de trabalhos científicos em pôsteres e sessões de comunicação. Por fim, houve no encerramento apresentações culturais e artísticas de músicas, o que caracterizará a confraternização dos participantes do evento.

O esforço conjunto dos professores do colegiado do Curso de Ciências Sociais é de investir na qualidade da formação acadêmica dos estudantes, estimulá-los à desenvolver pesquisas científicas sobre a região de Mato Grosso do Sul e aprofundar esses trabalhos no Mestrado e Doutorado; corroborando, desse modo, com a proposta do colegiado de oferecer à sociedade uma formação de qualidade com perspectiva de refinamento teórico e conhecimento da realidade local que contribua com os objetivos da UEMS.


v. 1, n. 1 (2011): Caderno de Resumos e Programação do Ciclo de Debates em Ciências Sociais


Capa da revista