Sobre la revista
Sobre os fins da plataforma:
Este sistema oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Será o espaço para submissão de manuscritos do VI Sinapeq e também para a efetivação dos anais do evento.
Sobre os organizadores:
A rede Mikripoli é a organizadora do evento, em conjunto com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, por meio do apoio do colegiado dos cursos de Geografia – licenciatura e bacharelado –, bem como do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, Unidade Universitária de Ponta Porã e do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias, Território e Redes – GTTER.
Nesse sentido, é válido frisar que a Mikripoli é uma entidade nacional de pesquisa que congrega pesquisadores de todas as regiões do país. Tem como principais objetivos:
- Aprofundar pesquisas sobre pequenas cidades/localidades por meio de rede, com o intuito de contemplar a diversidade da urbanização brasileira, para além dos enfoques que priorizam apenas as cidades de maior porte.
- Compreender as pequenas cidades em seu contexto territorial: na interface com o campo, no âmbito da escala local e a instituição do município que corresponde ao seu enquadramento territorial; além da inserção delas na rede urbana, bem como na articulação regional.
- Entender e promover o debate acerca das dinâmicas apreendidas em pequenas cidades (demográfica, territorial e econômica), dos desafios socioespaciais e políticos existentes, sinalizando subsídios para políticas públicas adequadas a elas.
Atualmente, essa rede conta com 26 pesquisadores, reunindo-se, periodicamente, para debater uma agenda e um projeto de investigação nacional, em diferentes instituições do país, sendo cadastrada junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
A rede é coordenada, no momento, pela professora Angela Maria Endlich da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a coordenação adjunta exercida pelos professores Paulo Fernando Jurado da Silva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Pedro Henrique Carnevalli Fernandes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
A UEMS, por sua vez, que sediará o evento é uma universidade estadual, cuja sede é em Dourados-MS. A instituição foi criada pela Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul, em 1979 e ratificada em 1989, de acordo com o artigo 48, Ato das Disposições Constitucionais Gerais e Transitórias. No momento, conta com 15 unidades universitárias, dais quais auxiliarão no evento: Campo Grande e Ponta Porã.
Sobre a programação virtual do evento: