As relações intertextuais e interdiscursivas na canção “Língua” de Caetano Veloso
Palavras-chave:
Intertextualidade, Interdiscursividade, Bakhtin, Dialogismo.Resumo
A partir da reflexão de Fiorin (2006) acerca dos conceitos de intertextualidade e interdiscursividade, propomos investigar se o conceito de interdiscurso está presente na obra de Bakhtin e buscar a distinção entre interdiscursividade e intertextualidade com base nos pressupostos do Círculo de Bakhtin. Por meio dessa reflexão, este artigo propõe, ainda, a análise da música “Língua”, de Caetano Veloso, com o objetivo de demonstrar as relações interdiscursivas e intertextuais nela presentes.
Referências
BAKHTIN (Volochinov), Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Hucitec, 2006. FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. IN: Brait, Beth. Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo, Contexto, 2006.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo. Editora Ática, 2006.
LÍNGUA PORTUGUESA, de Olavo BILAC in Flor do Lácio, de Cleófano Lopes de OLIVEIRA. 4 ed. São Paulo: Edição Saraiva, 1958.
MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou matéria, forma e poder. Acessado em http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf , em 3 de dezembro de 2017 às 15:30.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª edição, Editora Pontes, Campinas-SP, 2015.
PESSOA, Fernando. O livro do desassossego por Bernardo Soares. Editora brasiliense – 2º edição. Acessado em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000008.pdf em 3 de dezembro de 2017 às 15h.
SILVA, Maria Regina Ponte. O conceito de amizade em Aristóteles. Acessado em http://www.consciencia.org/o-conceito-de-amizade-em-aristoteles em 3 de dezembro de 2017.
KOCH, Ingedore G. Vilhaça, BENTES, Anna Christina Bentes e CAVALCANTE, Mônica Magalhães (Orgs.). Intertextualidade diálogos possíveis – São Paulo – Cortez, 2007.