Multiletramentos em espaços digitais: um novo suporte de leitura

Autores

  • Marina Alessandra de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araújo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Multiletramentos, Mídias digitais, Gêneros textuais.

Resumo

Este estudo se refere a uma pesquisa já finalizada: Textos multimodais e interação virtual: proposta de inserção dos multiletramentos como prática de leitura no ensino de linguagens, desenvolvida em uma escola estadual do município de Nova Andradina e vinculada ao Programa de Mestrado em Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com o objetivo de análise da prática de leitura dos multiletramentos em espaços digitais e a representação dessa leitura na aprendizagem de linguagens. Buscou-se para compreensão do estudo as teorias que debatem acerca dos Multiletramentos (CANAGARAJAH, 2004; COPE; KALANTZIS, 2000; NEW LONDON GROUP, 2000; ROJO; MOURA, 2012; SOARES, 1998; STREET, 2012), a semiótica social (KLEIMAN, 1995; KRESS; LEEUWEN, 2006; SOUSA; MONTE MÓR, 2007), entre outros. Para este trabalho realizou se um recorte que visa discutir a agenciamento da leitura em materiais disponíveis em sítios eletrônicos. Assim, a finalidade deste estudo é compreender as possibilidades de leitura em espaços digitais considerando a multimodalidade-visual-imagética. A metodologia utilizada perpassa a sequência de atividades e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas práticas dos professores com a análise de textos digitais em sala de aula, além do reconhecimento do hibridismo, e de repertórios plurilíngues e multiculturais. A discussão vincula teorias da linguística aplicada para contextualizar o aprendizado do sujeito contemporâneo em seus processos de interação em universos repletos de hipertextos, multimodalidade nos quais as mídias digitais e as plataformas virtuais exercem um papel determinante para criação de novas agências ampliando as fronteiras herdadas pelas imposições da educação tradicional. Nesse sentido, procurou-se demonstrar na conclusão de que forma a cultura digital impulsiona a inserção das diversas formas de letramento indispensáveis para o conhecimento, proporcionando diferentes abordagens acerca dos conceitos de língua, linguagem e prática da leitura, bem como a reflexão sobre os multiletramentos em espaços digitais a partir da leitura realizada. A experiência realizada em sala de aula com o uso de textos multimodais trouxe resultados positivos para o ensino e a articulação de diferentes gêneros discursivos, provocados pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos.

Biografia do Autor

Marina Alessandra de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Linha de Pesquisa Ensino e Linguagem. Colaboradora no projeto de pesquisa Memorias de professores: diálogos sobre o letramento e o ensino de língua portuguesa.

Neide Araújo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

[1] Doutora em Educação com formação em Pedagogia/Letras/Linguística. Prof. da Pós-graduação em Letras e Letras Profissional-PROFLETRAS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Linha de Pesquisa: Linguagem e Ensino. Vice-líder do GEPENAF-grupo de estudo e pesquisa em Narrativas Formativas UEMS/UCDB/UNIDERP/UNICAMP. Coordenadora do projeto de pesquisa Memorias de professores: diálogos sobre o letramento e o ensino de língua portuguesa

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Como Citar

de Oliveira, M. A., & Teno, N. A. C. (2020). Multiletramentos em espaços digitais: um novo suporte de leitura. ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA, 1(1), 325–338. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/CPLL/article/view/7004