Litereja: Material didático para iniciação literária na EJA

Autores

  • Daniel Abrão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Helga Ticiana de Barros Maciel Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

EJA, material didático, letramento literário

Resumo

Este artigo é fruto do minicurso Litereja: material didático para iniciação literária na EJA. Um dos objetivos é compartilhar experiências em sala de aula mediante a construção de material didático oferecido aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, nas aulas de Iniciação aos Estudos Literários. Na confecção do referido material, nos baseamos, principalmente, nos preceitos de Cosson (2018) e Zilbermam (2003) no que diz respeito a formar cultural e socialmente o indivíduo, levando em consideração o público alvo da EJA. Também temos como referência Abrão (2014), que propõe os estudos literários em diálogo permanente com as humanidades, tomando o texto literário como potencial para a formação humana. Neste viés, as sequências das aulas com o material terão autores consagrados como Manoel de Barros, Ferreira Gullar, dentre outros. Essa prática de minicurso tem vários benefícios no processo de letramento literário ao alunado e foi contextualizada verbalmente aos participantes. Neste sentido amplia-se a discussão com ressalvas dos participantes.  Um dos resultados esperados é que, de posse deste material, o professor e o estudioso da área tenha um referencial de como formular, reinventar e construir a prática em sala de aula e ofereça aos alunos, principalmente da EJA, uma visão emancipadora dos seus horizontes como sujeitos na sociedade.

Biografia do Autor

Daniel Abrão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutor em Letras pela UNESP/IBILCE

Professor da UEMS

Helga Ticiana de Barros Maciel, Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. 

Referências

ABRÃO, Daniel & GOMES, Nataniel dos Santos. Poemas em forma de Histórias em Quadrinhos. Cadernos do CNFL, vol. XVIII, nº 06 – Estilística e Língua Literária. Universidade Estácio de Sá-Campus Nova América Rio de Janeiro, 25 a 29de agosto de 2014. Disponível: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/cnlf_06.htm

BARROS, Manoel. Memórias Inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Crônicas para ler na escola. Ignácio de Loyola Brandão. Seleção e apresentação Regina Zilberman. 1ªed. Rio de Janeiro: Fontanar, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

LAJOLO, Marisa. Descobrindo a Literatura. Consultora Marisa Lajolo. Série saber mais. São Paulo: Editora Ática, 2006.

Portal basenacionalcomum.mec.gov.br. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versãofinal_site.pdf acessado em 27/08/2019.

SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura. Trajetória, Fundamentos, Problemas. 1ª ed. São Paulo: É Realizações, 2018.

TERRY, Eagleton. Teoria da Literatura: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola.11ª ed. ver., atual e ampl.. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Como Citar

Abrão, D., & Maciel, H. T. de B. (2020). Litereja: Material didático para iniciação literária na EJA. ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA, 1(1), 318–324. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/CPLL/article/view/7003