Litereja: Material didático para iniciação literária na EJA

Autores/as

  • Daniel Abrão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Helga Ticiana de Barros Maciel Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

EJA, material didático, letramento literário

Resumen

Este artigo é fruto do minicurso Litereja: material didático para iniciação literária na EJA. Um dos objetivos é compartilhar experiências em sala de aula mediante a construção de material didático oferecido aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, nas aulas de Iniciação aos Estudos Literários. Na confecção do referido material, nos baseamos, principalmente, nos preceitos de Cosson (2018) e Zilbermam (2003) no que diz respeito a formar cultural e socialmente o indivíduo, levando em consideração o público alvo da EJA. Também temos como referência Abrão (2014), que propõe os estudos literários em diálogo permanente com as humanidades, tomando o texto literário como potencial para a formação humana. Neste viés, as sequências das aulas com o material terão autores consagrados como Manoel de Barros, Ferreira Gullar, dentre outros. Essa prática de minicurso tem vários benefícios no processo de letramento literário ao alunado e foi contextualizada verbalmente aos participantes. Neste sentido amplia-se a discussão com ressalvas dos participantes.  Um dos resultados esperados é que, de posse deste material, o professor e o estudioso da área tenha um referencial de como formular, reinventar e construir a prática em sala de aula e ofereça aos alunos, principalmente da EJA, uma visão emancipadora dos seus horizontes como sujeitos na sociedade.

Biografía del autor/a

Daniel Abrão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutor em Letras pela UNESP/IBILCE

Professor da UEMS

Helga Ticiana de Barros Maciel, Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. 

Citas

ABRÃO, Daniel & GOMES, Nataniel dos Santos. Poemas em forma de Histórias em Quadrinhos. Cadernos do CNFL, vol. XVIII, nº 06 – Estilística e Língua Literária. Universidade Estácio de Sá-Campus Nova América Rio de Janeiro, 25 a 29de agosto de 2014. Disponível: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/cnlf_06.htm

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ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola.11ª ed. ver., atual e ampl.. São Paulo: Global, 2003.

Cómo citar

Abrão, D., & Maciel, H. T. de B. (2020). Litereja: Material didático para iniciação literária na EJA. ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA, 1(1), 318–324. Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/CPLL/article/view/7003