Litereja: Material didático para iniciação literária na EJA

Daniel Abrão, Helga Ticiana de Barros Maciel

Resumo


Este artigo é fruto do minicurso Litereja: material didático para iniciação literária na EJA. Um dos objetivos é compartilhar experiências em sala de aula mediante a construção de material didático oferecido aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, nas aulas de Iniciação aos Estudos Literários. Na confecção do referido material, nos baseamos, principalmente, nos preceitos de Cosson (2018) e Zilbermam (2003) no que diz respeito a formar cultural e socialmente o indivíduo, levando em consideração o público alvo da EJA. Também temos como referência Abrão (2014), que propõe os estudos literários em diálogo permanente com as humanidades, tomando o texto literário como potencial para a formação humana. Neste viés, as sequências das aulas com o material terão autores consagrados como Manoel de Barros, Ferreira Gullar, dentre outros. Essa prática de minicurso tem vários benefícios no processo de letramento literário ao alunado e foi contextualizada verbalmente aos participantes. Neste sentido amplia-se a discussão com ressalvas dos participantes.  Um dos resultados esperados é que, de posse deste material, o professor e o estudioso da área tenha um referencial de como formular, reinventar e construir a prática em sala de aula e ofereça aos alunos, principalmente da EJA, uma visão emancipadora dos seus horizontes como sujeitos na sociedade.

Palavras-chave


EJA; material didático; letramento literário

Texto completo:

PDF

Referências


ABRÃO, Daniel & GOMES, Nataniel dos Santos. Poemas em forma de Histórias em Quadrinhos. Cadernos do CNFL, vol. XVIII, nº 06 – Estilística e Língua Literária. Universidade Estácio de Sá-Campus Nova América Rio de Janeiro, 25 a 29de agosto de 2014. Disponível: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/cnlf_06.htm

BARROS, Manoel. Memórias Inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Crônicas para ler na escola. Ignácio de Loyola Brandão. Seleção e apresentação Regina Zilberman. 1ªed. Rio de Janeiro: Fontanar, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

LAJOLO, Marisa. Descobrindo a Literatura. Consultora Marisa Lajolo. Série saber mais. São Paulo: Editora Ática, 2006.

Portal basenacionalcomum.mec.gov.br. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versãofinal_site.pdf acessado em 27/08/2019.

SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura. Trajetória, Fundamentos, Problemas. 1ª ed. São Paulo: É Realizações, 2018.

TERRY, Eagleton. Teoria da Literatura: Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola.11ª ed. ver., atual e ampl.. São Paulo: Global, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Congresso de Pesquisas em Linguística e Literatura