MATEMÁTICA BÁSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DOURADOS

Janaína Amarilha Viero, Maria Gladis Sartori Proença

Resumo


A leitura é muito importante tanto para a vida dos seres humanos na sociedade como também para o
entendimento de outras disciplinas trabalhadas na escola. O trabalho com a Matemática tem
enfrentado algumas dificuldades e esta pode estar relacionada a não alfabetização das crianças, fato
que compromete a interpretação e resolução de problemas matemáticos. Em vista dessa constatação,
pensou-se em oferecer às escolas municipais e estaduais uma proposta que viesse ajudar professores
e alunos. O projeto foi desenvolvido na escola Municipal de Dourados Vereadora Albertina Pereira
de Matos atendendo crianças entre 8 a 11 anos das séries iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 4º
ano). O objetivo geral foi o de oferecer apoio pedagógico aos professores junto aos alunos na
aprendizagem dos conteúdos básicos da Matemática relacionando-os com a Língua Portuguesa e a
Ciência. Como metodologia de trabalho priorizou-se um atendimento individualizado,
interdisciplinar levando-se em consideração os conhecimentos teóricos trabalhados nos cursos de
formação, que afirmam ser importante para a aprendizagem, o atendimento das necessidades de
cada aluno. As teorias de aprendizagem nos esclarecem que algumas crianças necessitam de um
atendimento e tempo diferenciado daquele que se oferece em sala de aula para apreender os
conteúdos. Foram utilizados também materiais diferenciados que incluiu: jogos, bingos, leitura
infantil, tangran entre outros jogos matemáticos, os quais possibilitam a aprendizagem dos
conteúdos de forma prazerosa e lúdica, fato que vai ao encontro das características das crianças
nesse estágio de desenvolvimento. Uma das dificuldades enfrentadas para o alcance dos objetivos
em sua totalidade refere-se à falta de materiais pedagógicos na escola, sala apropriada para o
atendimento dos alunos e falta assiduidade dos participantes no projeto. Em vista dessas
dificuldades, o projeto necessita de uma ação contínua e permanente para se atingir os objetivos
propostos. O desenvolvimento de projetos na escola se faz importante para a formação dos futuros
professores porque permite vivenciar na prática o que se aprende na academia, como também
conhecer a realidade em que, futuramente, atuarão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.