JOGOS, BRINCADEIRAS, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ana Cristina Ferreira de Melo
  • Maria Gladis Sartori Proença

Resumo

O trabalho de extensão que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão objetiva auxiliar professores da rede Municipal de Dourados/ MS, trabalhando com crianças do 3° ano do Ensino Fundamental, com alfabetização, escrita e leitura, produção de texto oferecendo apoio pedagógico aos professores regentes da sala de aula. O objetivo tem por finalidade possibilitar as crianças com dificuldades de leitura, escrita um aprendizado mais significativo visando superar suas dificuldades por meio da oportunidade de participação neste projeto. A metodologia é diferenciada daquela utilizada em sala de aula e pauta-se em ações pedagógicas utilizando-se diferentes linguagens, para que os alunos participantes pudessem envolver-se com sua aprendizagem com interesse e mais gosto pela leitura e escrita no enfrentamento de suas dificuldades. As atividades ocorrem com uso de jogos, figuras, música, caças palavras e leitura de literaturas infantis. Em com relação aos jogos, são utilizados alfabeto móvel, jogos de memória, bingos, caça-palavras, utilizando-se de sílabas soltas às quais as crianças deveriam formar as sentenças elencadas na lousa, ditado mudo formando novas palavras e frases a partir de trocas de sílabas. A musicalização é utilizada como instrumento de aprendizagem, como também, momentos de descontração, perfazendo um link com a interpretação e escrita das palavras. A leitura é realizada de maneira coletiva e individual, ambas dirigidas pela extensionista, momento em que ocorre uma investigação das palavras que os alunos apresentam dificuldades de escrita e leitura realizando um trabalho de decodificação, codificação e interpretação do uso das letras como meio de expressão de pensamento e comunicação, na tentativa de sanar as dificuldades. Este projeto tem relevância para a escola demostrado pela procura que estas têm em relação a projetos com esta característica. Como resultados foi possível perceber maior desenvoltura na fala, na escrita e interpretação de textos bem como assimilação dos conteúdos aprendidos pelos alunos. Autores que estudam a aprendizagem enfatizam que quando se usa os órgãos do sentido como a audição, fala, visão e escrita de forma lúdica é possível ter uma melhor aprendizagem. Concluindo, esse projeto possibilita às crianças melhorarem sua habilidade na escrita e interpretação de textos, na aprendizagem da leitura, ou seja, nas dificuldades encontradas pelos alunos em de sala, os quais necessitam de um acompanhamento além das quatro horas trabalhadas com seus professores.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Melo, A. C. F. de, & Proença, M. G. S. (2019). JOGOS, BRINCADEIRAS, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO. ANAIS DO SEMEX, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/5425

Edição

Seção

EDUCAÇÃO