A PRODUÇÃO DE VÍDEO EM STOP MOTION NA APRENDIZAGEM DE EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Rafaela Paula Rohde, Virgínia Granja dos Santos

Resumo


A pesquisa em ensino de ciências busca desafiar os estudantes a construir seu conhecimento tornando-os autores no processo de incorporação de conceitos. A atividade foi desenvolvida no sétimo ano na EM Loide Bonfim Andrade em Dourados e teve por objetivo apresentar aos estudantes conceitos darwinianos básicos necessários à compreensão da evolução dos seres vivos. Os estudantes foram desafiados a elaborar um roteiro e produzir um vídeo em stop motion. Inicialmente, a turma participou de uma aula com uso de slides que tratavam do tema e posteriormente, assistiram a dois vídeos: o primeiro apresentando as técnicas necessárias à produção em stop motion e o segundo apresentando a evolução humana utilizando o mesmo método. Divididos em grupos, o roteiro foi discutido com estagiárias do PIBID/UEMS para o levantamento dos materiais necessários e a correção de algumas distorções conceituais. O cenário e os personagens do vídeo foram confeccionados em cartolina e fotografados em sala de aula. Para essa etapa e para a montagem do vídeo, cada grupo utilizou o celular e aplicativo gratuito (Video Show). Os grupos apresentaram seus respectivos vídeos para a turma e o professor fez a mediação para que os estudantes pudessem avaliar a presença de conceitos de evolução nos trabalhos. A avaliação da atividade deu-se por meio de um questionário para verificação da aprendizagem. Ao final, observou-se que os estudantes foram capazes de perceber a Evolução como processo importante para a manutenção da vida no planeta e que a partir dela, muitas espécies se desenvolveram ou até mesmo se extinguiram. Alguns grupos confundiram evolução com desenvolvimento, elaborando material que demonstravam apenas o crescimento de animais. A compreensão de que evolução é um processo lento que leva tempo e que a observação desse fenômeno leva gerações para acontecer também foi uma dificuldade levantada. A ideia de que o ambiente é o responsável pela seleção de características e que essas estão presentes nos indivíduos que evoluem, demonstrou ser uma característica marcante na maioria dos trabalhos. Não foram encontradas dificuldades relevantes na elaboração e preparação do material em mídia.O trabalho em grupo e o uso de material eletrônico portátil foram recursos importantes para a o desenvolvimento da proposta, demonstrando resultado satisfatório na aprendizagem de conceitos básicos de evolução dos seres vivos. A análise das respostas do questionário permitiu verificar aprendizagem significativa por parte dos estudantes, que além de contribuir para dinamizar a aula, deu-lhes amplitude ao tema. A tecnologia está tomando espaço cada vez maior na vida das pessoas trazendo inúmeros benefícios, e a escola não pode ficar indiferente a ela. As atividades em grupo, o uso da mídia e a apresentação dos trabalhos permitiu que os estudantes mantivessem o foco no conteúdo abordado.


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