AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ACERCA DO JOGO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS SOBRE CORPO HUMANO

Autores

  • Hudson Bruno Pereira Ribeiro
  • Rafaela Paula Rohde
  • Almir Gonçalves Leite

Resumo

Jogos didáticos tem sido fortes aliados para facilitar a aprendizagem significativa, isto porque estes podem promover o estabelecimento de relações entre os conteúdos programáticos, como nomes, funções e estruturas. Deste modo, objetivamos avaliar os resultados da aplicação de um jogo didático, com alunos do oitavo ano da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, localizada em Dourados, MS. O jogo foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como complemento curricular da disciplina de Prática de Ensino de Ciências. O recurso jogo foi elaborado tendo como base um famoso jogo de televisão no qual há um locutor responsável por ler as dicas das fichas e dois times que, a cada nova dica, deve tentar acertar qual a palavra que se correlaciona com aquelas dicas, dentro de cada ficha específica com conceito de ciências. Importante ressaltar que existe uma pontuação conforme a dificuldade de cada dica. O jogo envolvendo conceitos de fisiologia humana, conta com 24 cartas e uma roleta, na qual o aluno gira e escolhe de modo aleatório a carta com a pergunta que deverá ser respondida. Se o time não souber responder, é passada ao outro time a oportunidade de responder. Sendo assim, os acadêmicos iniciaram a atividade a partir da divisão dos alunos em dois times e a eleição de modo aleatório de um locutor, para que ocorresse a participação dos alunos nas mais variadas posições do jogo, promovendo um maior protagonismo do aluno, bem como a desmistificação de que professor é o detentor de todo o conhecimento. Após a execução do jogo os alunos responderam um questionário que abordava pontos específicos sobre célula, tecido, órgãos e sistema, com questões abertas, fechadas e desenho, permitindo que eles avaliassem o jogo, quanto a estrutura e conceitos envolvidos. Sendo assim, foi possível verificar a aprendizagem de conceitos favorecida pelo jogo, tendo em vista que os alunos, majoritariamente, relacionaram de modo correto os conceitos de ciências presentes tanto no jogo quanto no questionário. Todavia, o jogo foi bem avaliado pelos alunos como bem estruturado, e coeso para a idade/série, uma vez que 98% dos alunos afirmaram que gostaram do jogo e que o mesmo possuía nível de dificuldade média.

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Ribeiro, H. B. P., Rohde, R. P., & Leite, A. G. (2019). AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ACERCA DO JOGO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS SOBRE CORPO HUMANO. ANAIS DO EGRAD, 5(8). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/5923

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)