EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MELHOR IDADE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Idoso, Estratégias Ativas, GerontagogiaResumo
O objetivo deste trabalho é descrever as vivências e as percepções da aula expositiva dialogada e estratégias ativas realizadas com os idosos sobre a alimentação saudável na melhor idade, por acadêmicas do curso de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado junto ao projeto de extensão Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI) da instituição pública Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A educação para idosos pode ser vista como “socioterapia”, a qual promove e instiga a integração social, além de fornecer um envelhecimento melhor para os que mantêm a mente ativa por meio de atividades educativas. A dinâmica em grupo é uma ferramenta fundamental para a educação, pois há influência de forma recíproca entre os indivíduos e dessa forma podem surgir novos significados e metas para cada um. Além disso, as dinâmicas de grupo voltadas para idosos são interessantes para abordar temas que contribua no processo do envelhecimento humano como estratégias que auxiliem em suas relações sociais, no desempenho de suas tarefas ou até mesmo na mudança em sua alimentação diária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Ensino em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.