EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MELHOR IDADE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isabella Novaes da Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thais Silva Alves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Lusmara Santos Coffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fabiane Melo Heinen Ganassin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Idoso, Estratégias Ativas, Gerontagogia

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as vivências e as percepções da aula expositiva dialogada e estratégias ativas realizadas com os idosos sobre a alimentação saudável na melhor idade, por acadêmicas do curso de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado junto ao projeto de extensão Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI) da instituição pública Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A educação para idosos pode ser vista como “socioterapia”, a qual promove e instiga a integração social, além de fornecer um envelhecimento melhor para os que mantêm a mente ativa por meio de atividades educativas. A dinâmica em grupo é uma ferramenta fundamental para a educação, pois há influência de forma recíproca entre os indivíduos e dessa forma podem surgir novos significados e metas para cada um. Além disso, as dinâmicas de grupo voltadas para idosos são interessantes para abordar temas que contribua no processo do envelhecimento humano como estratégias que auxiliem em suas relações sociais, no desempenho de suas tarefas ou até mesmo na mudança em sua alimentação diária.

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

Novaes da Costa, I., Silva Alves, T., Santos Coffacci, L., Melo Heinen Ganassin, F., & Aparecida Mye Takamatu Watanabe, E. (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA MELHOR IDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Simpósio De Ensino Em Saúde, (8), 198–209. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sies/article/view/8279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)