Contribuições freireanas para formação de professores

uma investigação dos PPC dos cursos de licenciatura da UEMS/Dourados

Authors

  • Kaori Aparecida Aoyama UEMS

Keywords:

Formação de professores

Abstract

O presente trabalho almeja desvelar o lugar de Paulo Freire para formação inicial de professores, tendo como objetivo, investigar a presença dos aportes freirianos nas licenciaturas. Para isso, elege a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) buscando localizar a existência de disciplinas, conteúdos e obras de Paulo Freire nas licenciaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Dourados. Além de, apontar as contribuições freirianas a partir de um levantamento teórico realizado por meio de repositórios bibliográficos, e de algumas obras de Paulo Freire, relacionados com a formação de docentes e de suas práticas enquanto educadores progressistas. Para tanto, recorre à abordagem qualitativa e lança mão da pesquisa documental, tendo como corpus de análise dos PPC de licenciaturas da UEMS/Dourados. A partir desse exame foi possível observar que parte significativa das licenciaturas pertencentes a Unidade Universitária de Dourados/MS traz em seus currículos pelo ou menos uma obra produzida pelo autor, a predominância da abordagem dessas obras compete as licenciaturas das Ciências Humanas sendo encontradas produções freireanas nas disciplinas de Didática, História e Filosofia da Educação. Já nas licenciaturas da área de Exatas, apenas o curso de Física apresenta três obras de Freire localizadas nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, Didática e História e Filosofia da Educação. Depreende-se que se faz necessária a ampliação de conceitos e obras do autor nos cursos de licenciaturas com vistas à promoção de uma formação humana e emancipatória.

References

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004, p. 138.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2002 - Institui Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica. MEC: Brasília - DF, 2002.

BRASIL. Lei nº 11.494/2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei nº 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2007.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra 1996.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011. 253 páginas.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Rev. Cen. Ciên. Educ., Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 286-317. jan/abril, 2015 Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/32541 . acesso em 25 jul. 2021.

SANTOS, C. W. dos; MORORÓ, L. P. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil: dilemas, perspectivas e política de formação docente. Revista HISTEBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e010918, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8652339. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652339. Acesso em 10 de mar. De 2023.

SAUL, Ana Maria e SAUL, Alexandre. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista [online]. 2016, v. 00, n. 61, pp. 19-36. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/TwJbgsR75ttGMwYnjJ4mc9B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 7 ago. de 2022.

SILVA, Daize Franciele Nunes da. Indícios da pedagogia Paulo Freire na formação de professores(as): análise da formação a partir dos documentos oficiais. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação; Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, 2018, p. 01 – 101. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB-2_850bd8439a066245b71e2cf3282205b1. Acesso em 12 dez de 2022.

SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Formação de professores: da experiência do sujeito, ao sujeito da experiência. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011, p.01 - 166. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_affa10bb083f22231de0565e31d67abe. Acesso em 23 jan de 2023.

SOUZA, J. V. A. Licenciatura. In: OLIVEIRA, D. A.; DUATE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONARIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG: Faculdade de Educação. 2010. CDROM.

FONTES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2018. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/ailen/arquivos/2018-12-04_14-51-04.pdf . Acesso em 12 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Física – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1uzeO1lDahfb50SXtrHr4Hgsqd1kzAJos/view . Acesso em 12 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português-Espanhol – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2019. Disponível em:http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/67be4ad8e9cb53a9fc24cbdc4f36a840/projeto_pedagogico/5_67be4ad8e9cb53a9fc24cbdc4f36a840_2020-03-27_10-48-43.pdf . Acesso em 12 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português-Inglês – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2020. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/6f2a0be4412318b21effea7f3df051e2/projeto_pedagogico/5_6f2a0be4412318b21effea7f3df051e2_2020-06-22_16-09-50.pdf . Acesso em 15 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2018. Disponível em:http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/1fe09a826ee7db9fd1b0cc15793cb216/projeto_pedagogico/1_1fe09a826ee7db9fd1b0cc15793cb216_2019-02-28_18-31-41.pdf. Acesso em 15 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2018. Disponível em:http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/41a51b4eeb92d171d265734ca72d25a5/projeto_pedagogico/1_41a51b4eeb92d171d265734ca72d25a5_2021-06-28_16-56-40.pdf . Acesso em 15 de ago de 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Unidade de Dourados. Projeto Pedagógico do Curso de Química – Licenciatura. Dourados, MS: UEMS, 2019. Disponível em:http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/db8fd51dd304338ca39bbbcd8a76303d/projeto_pedagogico/1_db8fd51dd304338ca39bbbcd8a76303d_2019-11-20_12-10-33.pdf . Acesso em 15 de ago de 2022.

Published

2023-12-06

How to Cite

Aoyama, K. A. (2023). Contribuições freireanas para formação de professores: uma investigação dos PPC dos cursos de licenciatura da UEMS/Dourados. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Retrieved from https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8891

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.