CONCEPÇÕES DOS SUPERVISORES DE ESTÁGIO CURRICULAR DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DA UEMS/DOURADOS E UFGD
Abstract
O presente trabalho está vinculado pesquisa intitulada interinstitucional denominada “A Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do Estágio Curricular Supervisionado”, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais e Formação Docente (GEPPEF) que busca identificar e analisar os programas e políticas docentes no cenário contemporâneo. A pesquisa em tela tem como intuito investigar as práticas e as concepções do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório das licenciaturas dos cursos de Letras ofertadas pela UEMS/Unidade de Dourados e UFGD. Procura identificar o perfil e as concepções dos supervisores de estágio curricular supervisionado obrigatório em dois cursos de licenciatura em Letras ofertadas respectivamente pela UEMS/Unidade de Dourados e UFGD. Para tanto, realiza entrevistas com os professores das duas universidades, fazendo um comparativo entre as universidades. Denota-se que todos os docentes consideram o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório essencial para a formação de docentes e como um espaço que permite que discentes reflitam sobre as suas práticas como futuro professor.