A A RELAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JUDAS COM A COMUNIDADE DO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS - GRUPO MST E O TRABALHO PEDAGÓGICO COM O EIXO TEMÁTICO TERRA -VIDA – TRABALHO

Autores

  • Francieli Aparecida Zenatti UFGD
  • Adrielle Souza Schmitz UFGD
  • Rodrigo Simão Camacho UFGD

Palavras-chave:

Palavras-chave: Escola Municipal São Judas, Educação do Campo, Assentamento São Judas.

Resumo

RESUMO: Este texto tem como objetivo refletir acerca da importância da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental São Judas para a comunidade do assentamento São Judas no município de Rio Brilhante-MS. A Escola São Judas foi fruto de uma luta coletiva logo no início da criação do assentamento. A comunidade deste assentamento recebeu a divisão das terras para as famílias, por meio da Reforma Agrária, fruto de uma luta coletiva, muito importante para os camponeses. Mas, era preciso conquistar outros direitos e, entre estes, estava o direito a uma Educação do Campo. Após muita reflexão concluíram como seria importante ter uma escola na comunidade ao invés de as crianças irem até a cidade para estudar, pois o ensino seria voltado à realidade do campo. Procuramos pesquisar a Escola Municipal São Judas através de análise de questionários, observação de campo, diálogos com a comunidade escolar e estudos bibliográficos a fim de analisar a participação e a importância da escola para a comunidade, procurando compreender como ela tem contribuído na vida dos camponeses. A Escola trabalha na perspectiva da Educação do Campo e, em especial, o eixo temático Terra, Vida e Trabalho (TVT) envolvendo a relação escola e comunidade. Buscou-se compreender como o eixo temático TVT se faz presente no ano letivo como um todo e como os professores conseguem trabalhá-lo de forma interdisciplinar. Se fez fundamental no período de pandemia refletir sobre os métodos utilizados para auxiliar na aprendizagem dos estudantes, então verificamos comunidade escolar precisou adequar-se ao momento enfrentado com a parceria entre escola e família, com muitas dificuldades, mas mantendo o compromisso com a Educação do Campo de qualidade. Concluímos na pesquisa que a escola e comunidade trabalham juntos desde o início, ou seja, o resultado final mostra a importância do acesso a uma educação no campo.

Palavras-chave: Escola Municipal São Judas, Educação do Campo, Assentamento São Judas.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Zenatti, F. A., Souza Schmitz, A., & Simão Camacho, R. (2023). A A RELAÇÃO SOCIOTERRITORIAL DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JUDAS COM A COMUNIDADE DO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS - GRUPO MST E O TRABALHO PEDAGÓGICO COM O EIXO TEMÁTICO TERRA -VIDA – TRABALHO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8955