RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Larissa Beatriz de Lafonte Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thiago Moessa Alves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Livro didático.., Relações étnico-raciais, Ensino Médio, Língua Portuguesa

Resumo

A presente pesquisa busca identificar e analisar o espaço que a temática das relações étnico-raciais tem nos livros didáticos e a forma como são retratados nesses materiais os povos negros e indígenas. As leis que garantiram a obrigatoriedade do ensino e divulgação das culturas negra e indígena (11.645/08 e 10.639/03) são de suma importância para promover letramento racial e combater as desigualdades sociais e raciais afim de tornar a sociedade mais tolerante e respeitosa e também promover no ambiente escolar o pensamento crítico. A promoção do letramento racial pode colaborar na solução de conflitos e desafios que podem ocorrer dentro do ambiente escolar. Foi possível perceber que a questão racial aparece no livro de forma transversal, porém sem vocação para sustentar um amplo debate a respeito da contribuição dos povos indígenas e afro-brasileiro para a formação da cultura nacional. Há poucas atividades nas seções de literatura e análise linguística relacionadas à temática. Alguns autores negros são apresentados, entretanto as poucas exceções que alcançaram o status de literatura clássica. Autores e cultura marginais não constam no material. Quanto aos povos indígenas, há uma sub-representação ainda mais acentuada, de modo que autores indígenas de destaque no mercado editorial literário e suas obras não são mencionados.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

de Lafonte Carvalho, L. B., & Moessa Alves, T. (2023). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8908