O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULAR, FORMADOR E TRANSFORMADOR DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • MICHELE SERAFIM SANTOS UEMS

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico. Práticas. Desafios. Bem-estar Docente.

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta a pesquisa de doutorado sobre o bem-estar/mal-estar do coordenador pedagógico durante o período pandêmico. Tem por objetivo geral analisar as práticas realizadas, os desafios enfrentados e o bem-estar/mal-estar dos coordenadores pedagógicos na escola contemporânea. A pesquisa de natureza qualitativa tem como colaboradores os coordenadores pedagógicos que atuaram em três escolas da Rede Estadual de Ensino. Justifica-se pela necessidade em pesquisar um público singular, com vistas a compreender especificidades de seu trabalho, suas contribuições para o funcionamento escolar, sua formação e o seu bem-estar.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

JESUS, S. N. de. Professores sem Stress: realização profissional e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LOMBARDI, M. R.; AVILA, M. A.; PAULA, M. A. B. de. (Orgs.). O prazer da entrevista em pesquisas qualitativas. Curitiba: CRV, 2021.

MARTINS, A. F. M.; ANDRADE, A. B. dos S.; ZANDAVALLI, C, B. Desafios da Coordenação Pedagógica em Mato Grosso do Sul em Tempos de Trabalho Remoto. Anais do IntegraEaD, v. 2, n. 1, 2020.

MOLLICA, A. J. P. O coordenador pedagógico na perspectiva de professores iniciantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). In: PLACCO, V. M. N. S e ALMEIDA, L. R. (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Loyola, 2015. p. 73-90.

MOTA, J. da S. Utilização do Google Forms na Pesquisa Acadêmica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6. n. 12, p. 371-380, 2019.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Orgs.). O coordenador pedagógico: Função é estratégica para mediação entre diversas instâncias educacionais. Revista Educação, set. 2011.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Vitor Civita. 2011. Disponível em: <https://docplayer.com.br/1424546-O-coordenador-pedagogico-cp-1-e-a-formacao-de-professores-intencoes-tensoes-e-contradicoes-2.html>. Acesso em: 10 jun. 2022.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: função é estratégica para mediação entre diversas instâncias educacionais. Revista Educação, set. 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.com.br/textos/142>. Acesso em: 31 mar. 2020.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2004.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2015, v. 1, p. 9-24.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Relatório O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, dez. 2012. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2021.

POLTRONIERI, Cristiane do Nascimento Gonçalves. Percepções sobre o mal-estar docente. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

REBOLO, F. Fontes e dinâmica do bem-estar docente: os quatro componentes de um trabalho felicitário. In: Rebolo, F.; Teixeira, L. R. M. e Perelli, M. A. de S. (Orgs). Docência em Questão. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

SANTOS, M. S. dos; REBOLO, F. O Bem-Estar do Coordenador Pedagógico No Brasil: uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019. Momento - Diálogos em Educação, v. 30, n. 02, p. 280–299, 2021. Disponível em: https://seer.furg.br/momento/article/view/12732 . Acesso em: 30 mar. 2021

SILVEIRA, R. R. P.; JUNIOR, A. M. de L.; VIEIRA, M. A. V. Caracterização do coordenador pedagógico a partir de teses do catálogo de teses e dissertações da CAPES. Revista Teias. UERJ: Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 337-352, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

SANTOS, M. S. (2023). O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULAR, FORMADOR E TRANSFORMADOR DO COTIDIANO ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8871

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)