O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Prática extensionista sobre o ensino de história e cultura indígena em escolas estaduais da cidade de Dourados/MS.

Autores

  • Ana Paula Alves Sartori Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Fernanda Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

História e Cultura Indígena. Ensino. Escolas.

Resumo

Este trabalho expõe dados de uma pesquisa que compõe uma das etapas do Projeto de Extensão “Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio”, que visa a articulação do ensino, pesquisa e extensão, com a proposta de aprofundar o conhecimento histórico sobre a temática indígena, desconstruindo estereótipos presentes nos alunos. Durante o ano de 2022 o Projeto de Extensão foi realizado em duas escolas estaduais localizadas na cidade de Dourados/MS (escolas Reis Veloso e Maria da Glória), onde os  estudantes do ensino médio responderam a um questionário sobre diversos temas pertinentes à história e cultura indígena. Portanto, neste estudo são apresentados os primeiros resultados da ação, possibilitando uma compreensão de quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as questões que envolvem os povos indígenas e a grande complexidade que compõe suas histórias.

Referências

NOVAK, Éder da Silva; MENDES, Luís César Castrillon. Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.

SANTOS, Maria Aparecida de Lima. Ensinar História no século XXI: dilemas e Perspectivas. 1 ed. Cruz das Almas/Bahia. UFRB, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Alves Sartori, A. P., & Ernesto Fernandes, M. F. (2023). O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Prática extensionista sobre o ensino de história e cultura indígena em escolas estaduais da cidade de Dourados/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8851