O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (FUNDEB) E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Josefa dos Santos SILVA
  • Onivan de Lima CORREA Universidade Católica Dom Bosco
  • Celeida Maria da Costa de Souza e SILVA

Resumo

O presente artigo é um recorte das pesquisas que estão em andamento: Pesquisa de Doutoramento com o seguinte Título “ Atuação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) na política de valorização docente” pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco(PPGE/UCDB) e a Pesquisa de Mestrado com o seguinte título “A participação do sindicato Campo-grandense  de professores (ACP) no conselho de acompanhamento e controle social do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação Básica(FUNDEB)” pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As pesquisas abordam o FUNDEB como um programa que contribui com a política de valorização dos docentes. Como principais teóricos utilizamos: Azevedo (2004), Martins (2014), Silva (2013) e a Legislação educacional que garante o financiamento da educação. As pesquisas nos mostram que o FUNDEB contribuiu e continua contribuindo para de fato garantir a materialização das políticas educacionais, para a política de valorização docente, e que os Movimentos Sociais, cumprem função com sua participação cobrando políticas e atuando efetivamente no controle social do FUNDEB para garantir o destino correto dos recursos financeiros.

Biografia do Autor

Onivan de Lima CORREA, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB ( 2018 a 2021 - em andamento). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, Campo Grande-MS. Graduação - Licenciatura em Letras-Português/Espanhol. pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Coordenadoria de EAD. (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -(2005). Atualmente professor de Língua Portuguesa e Literatura e professor de atividades( do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)- Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Professor do Ensino Fundamental e Médio Profissionalizante/Normal Médio. Especialização em Educação do Campo e Especialização de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça , Tutor Presencial do curso de Letras-EAD, polo de São Gabriel do Oeste-MS de 2013 a 2017, Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação- Secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores em Educação-FETEMS, Integrante da Comissão de Avaliação do Plano Estadual de Educação de MS e Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de São Gabriel do Oeste-MS de 2012 a 2017- SIMTED. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica-GEFORT. Professor Colaborador do Curso de Letras UAB/UFMS-Campo Grande/MS.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

SILVA, J. dos S., CORREA, O. de L., & SILVA, C. M. da C. de S. e. (2021). O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (FUNDEB) E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–15. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7508