IDEIAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Franciele Rodrigues LIMA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Amélia MONTEIRO Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Apresentamos aqui os resultados de pesquisa que investigou algumas ideias de vinte e oito licenciandos em física de uma universidade pública brasileira sobre a poluição sonora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual, pela especificidades avaliamos tratar-se de um estudo de caso. Os participantes responderam a um questionário, constituído por seis questões. Na presente análise, focamos apenas nas unidades de significado relacionadas a duas perspectivas, a saber: o que entendem por poluição sonora e quais as possíveis consequências dessa para a saúde humana. Para a organização das respostas dos licenciandos às questões em torno dessas duas perspectivas, nos fundamentamos na Análise de Conteúdo e organizamos as respostas em categorias. As respostas evidenciam um certo desconhecimento da abrangência da poluição sonora e notadamente seus efeitos sobre a saúde humana. No entanto, o estudo aponta que a temática acústica associada a poluição sonora necessita ser trabalhada com os futuros professores, inclusive pelo motivo de os auxiliar a terem uma visão mais realista sobre seus futuros campos de pesquisa, bem como organizando ações para que os conteúdos da física sejam tratados de maneira a fazer significado experiencial tanto em suas vidas como na dos seus futuros campos de atuação educacional formal ou não formal.

Biografia do Autor

Maria Amélia MONTEIRO, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências - Física (Licenciatura) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), mestrado em Ensino nas Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da FACET/UFGD. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professores, história e filosofia da ciência e da tecnologia e linguagem. 

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

LIMA, F. R., & MONTEIRO, M. A. (2018). IDEIAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA POLUIÇÃO SONORA: UM ESTUDO DE CASO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4829