PROFESSORA, EU JÁ ME SINTO PROFESSOR! UM RELATO SOBRE DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

Trata-se do relato de experiência de uma parceria entre a Universidade de Brasília-UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal-DF, sob a perspectiva de ambas as instituições, visando apresentar ações docentes, discentes e administrativas no âmbito do estágio supervisionado de Português, desde seu planejamento às ações didático-pedagógicas inseridas no contexto da universidade e escolas parceiras, tendo como escopo a formação do professor ancorada na relação teoria e prática que evidencia o protagonismo do licenciando. Busca-se compartilhar uma experiência exitosa de formação inicial de professores, evidenciar o diálogo entre as instâncias parceiras e apresentar a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de teoria e prática aos professores em formação, intencionando contribuir para a formação de professores preparados para refletir criticamente sobre sua prática e para propor e executar ações coerentes com a consciência linguística crítica. Assim, são apresentados cursos de extensão ofertados pela Disciplina “Estágio Supervisionado” aos alunos do Ensino Médio do DF, relacionando a prática pedagógica dos licenciandos com a expectativa dos estudantes de ampliar leituras e redigir com competência as provas de processos seletivos. O curso permite ao licenciando construir uma prática eficaz no ensino de Português e desenvolver habilidades que contemplem a aquisição de conhecimentos, o espírito científico, a capacidade de reflexão e de utilizar esses conhecimentos para aperfeiçoar sua prática pedagógica, e oportuniza ao estudante receber gratuitamente um ensino de qualidade em leitura e produção textual.

Biografia do Autor

Ormezinda Maria RIBEIRO, Universidade de Brasília- UnB

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Professora Adjunta da Universidade de Brasília; Atualmente é Coordenadora de Graduação do Instituto de Letras;  avaliadora institucional, de cursos e de EAD pelo INEP. Professora e orientadora do Programas de Pós-Graduação em Linguística-PPGL/IL e do a Pós-Graduação em Educação-PPGE-MP/FE.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

RIBEIRO, O. M., CASTRO, A. C., & SILVA, M. M. R. da. (2018). PROFESSORA, EU JÁ ME SINTO PROFESSOR! UM RELATO SOBRE DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4717