O QUE ESPERAM AS JOANINHAS E O QUE PODE ESPERAR PELAS JOANINHAS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Viviany Gonçalves Lino BORGES
  • Luciana Rodrigues de SOUZA

Resumo

Este artigo se configura como um estudo acerca da trajetória profissional de dez professoras atuantes em um Instituto de Educação Infantil localizado na cidade de Campo Grande/MS, corroborando com a obra O Ciclo de Vida Profissional dos Professores (1995), de Michael Huberman em que o autor descreve tendências pelas quais podem passar os professores, em seu percurso docente. O intuito do mesmo, encontra-se em desvelar o momento vivido pelas profissionais, no que concerne os anos de atuação na docência, em comparação com os estudos do autor acima mencionado. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, possuindo análise qualitativa, tendo como fontes o referido autor e seus interlocutores, bem como os que tratam da abordagem autobiográfica na perspectiva da pesquisa e da formação de professores, e, a análise das narrativas das professoras – perante as tendências do ciclo de vida profissional dos professores - as quais possuíam de dois à quatorze anos de atuação na docência. As professoras que produziram as narrativas autobiográficas que deram origem a este artigo foram denominadas de Joaninhas (Cycloneda sanguínea), uma analogia relacionada tanto à aparentemente fragilidade quanto à metamorfose, ou mudança intensa de forma, estrutura e hábitos, inerente ao seu ciclo de vida. Assim como essas fases são de extrema importância para a formação final das joaninhas, as fases de vida dos docentes, indicadas por Huberman, revelam sua constituição profissional. Os autores utilizados foram Canário (1998), Huberman (1995), Garcia (2009), Nóvoa (2012), Scheibe (2008), Bolívar (2002), Ponty (2004) Passegi (2013), entre outros. Constatamos que todas as narrativas foram correspondentes às tendências de Michael Huberman, nas quais foi possível observar as reflexões pessoais de cada Joaninha, revelando “seus caminhos exitosos, ou flores com pouco néctar”, corroborando com a fase correspondente aos anos de profissão, elencada pelo autor.

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Como Citar

BORGES, V. G. L., & SOUZA, L. R. de. (2017). O QUE ESPERAM AS JOANINHAS E O QUE PODE ESPERAR PELAS JOANINHAS: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 868–884. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4221