ATIVIDADE FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DOS DOSCENTES: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Orides PIVETA JUNIOR
  • Antônio SALES

Resumo

As pesquisas que se referem a docentes, atividade física e qualidade de vida, vêm procurando ao longo dos anos, novas abordagens de investigação, visando posturas diferenciadas que rompam com paradigmas que se evidenciaram em seus processos estruturais. A docência se caracteriza pela nobreza de seu papel na sociedade, visto que o professor é responsável pela formação inicial e ao longo da vida de todos nós buscando a excelência no ensino, no entanto, quando seus projetos não correspondem a suas altas expectativas, pode gerar a insatisfação profissional e, por consequência, prejudicar a qualidade de seu serviço e, sobretudo, sua qualidade de vida. A qualidade de vida, por sua vez, relaciona-se com uma vida com lazer, hábitos saudáveis dentre outros aspectos, nesse sentido, a atividade física corrobora em curto prazo com a redução da ansiedade e do estresse e, em longo prazo, no controle dapressão arterial e da glicemia, além de modificações no estado de humor e bem estar, melhorando a qualidade de vida dos professores. O presente estudo é um artigo de revisão que se objetiva em descrever as contribuições da atividade física para docentes. Para tanto, utilizou-se de artigos científicos que tratem do uso das atividades físicas prognosticada para uma melhora da qualidade de vida dessa classe trabalhadora. As discussões apontam alternativas importantes, que visem à soma de esforços de profissionais da saúde e da educação, de modo que maiores informações possam ser transmitidas aos professores, na tentativa de melhorar sua qualidade de vida no ambiente de trabalho. Findando esse estudo, concluímos que todos os artigos estudados associam a prática da atividade física com a qualidade de vida mostram que, independente do exercício, da intensidade e sua duração, ele possui efeito benéfico, acarretando melhoras nos aspectos da saúde física, psicológicos e cognitivos.

 

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Como Citar

PIVETA JUNIOR, O., & SALES, A. (2017). ATIVIDADE FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DOS DOSCENTES: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 826–839. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4218