A ATUAÇÃO MASCULINA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Adriana Horta de FARIA
  • Magda SARAT

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um mapeamento dos estudos de gênero na educação, que possuem com foco a análise da docência masculina com crianças.  Utilizamos como base para a análise a produção acadêmica stricto sensu, divulgada on-line pelo Banco de Teses e Dissertações da CAPES, site da SCIELO e trabalhos da ANPED, no período de 2011 – 2016. A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, etapas da educação caracterizadas pela presença de crianças, são marcados pela predominância de mulheres atuando com as crianças e a presença de homens neste ambiente é escassa e esse fato serviu como justificativa para as pesquisas analisadas. Os trabalhos focados na educação infantil constituem a maioria, dos 19 estudos selecionados, 14 tratam especialmente sobre a primeira etapa da escolarização básica, outros 3 tratam sobre os anos iniciais e 2 consideram em suas pesquisas a atuação masculina tanto na educação infantil quanto nos anos inicias. As reflexões explicitadas nos trabalhos analisados nos permite perceber a educação em sua complexidade, evidenciando além dos desafios, as possibilidades concretas que o espaço escolar tem de contribuir para com a superação das desigualdades culturais de gênero.

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Como Citar

FARIA, A. H. de, & SARAT, M. (2017). A ATUAÇÃO MASCULINA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS: O ESTADO DA ARTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 680–699. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4208