Formação Continuada: Uma proposta de intervenção corporal por meio de oficinas praticas

Autores

  • Jacqueline da Silva NUNES
  • Bianca Lima CUEVAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção com professores de Educação Física escolar na educação infantil, visando à construção de conhecimentos e procedimentos metodológicos que possam tornar mais efetiva a prática pedagógica dos mesmos, direcionada ao conteúdo de dança como cultura corporal no ambiente infantil. A metodologia será pautada na abordagem qualitativa e basear-se a no referencial teórico da pesquisa-ação, propondo um plano de intervenção na formação continuada e na atuação de professores de Educação Física escolar. Os participantes pertencem à rede estadual e municipal de ensino da cidade de Dourados-MS. O desenvolvimento do estudo está sendo constituído pela capacitação dos professores com encontros programados durante um ano para adquirirem não só percepção e o domínio corporal, mas adquirirem domínio pedagógico no trato das danças populares assim como a sua importância para a formação da linguagem corporal da criança no ambiente escolar. Os resultados ainda são parciais, mas podemos perceber que nas intervenções ocorridas os professores, possuem limitações, físicas, psicológicas e sociais a maior limitação está na falta de convívio com a dança, o que demonstra o distanciamento dessa prática corporal em sua formação e em sua própria vida. 

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Como Citar

NUNES, J. da S., & CUEVAS, B. L. (2017). Formação Continuada: Uma proposta de intervenção corporal por meio de oficinas praticas. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 454–461. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4192