FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS/PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E PRESENCIAL: UM COMPARATIVO DAS MATRIZES CURRICULARES DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Valdinei FERREIRA

Resumo

Este artigo tem por objetivo comparar duas matrizes curriculares do curso de graduação em Educação Física, sendo na modalidade Educação à Distância (EAD) e na modalidade presencial. Levantar um breve histórico da Formação Docente, Educação à Distância e da Formação Superior em Educação Física. Os processos históricos buscam alcançar um breve entendimento sobre como surgiu a formação docente. Não diferente, o surgimento da EAD no contexto de sua gênese e como essa modalidade ascendeu ao seu atual formato e suas perspectivas para o futuro. E dentre suas variadas ofertas de cursos trataremos da graduação em Educação Física, trazendo duas matrizes curriculares de duas instituições de ensino superior e realizar um comparativo das disciplinas oferecidas e suas respectivas cargas horárias. O intuito é de apenas abordar os conteúdos teóricos da matriz curricular de cada modalidade, pois uma grande discussão acerca do curso de Educação Física no ensino superior em seu formato EAD está dirigida às atividades práticas, pois muitas vezes não existe o contato direto do aluno com o professor para que o processo ensino-aprendizagem se concretize, ficando os graduandos à mercê de um ensino puramente teórico. Contudo, este trabalho não objetiva verificar o curso de Educação Física em seu formato EAD e as suas aulas práticas. O processo será apenas em seu campo teórico.

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Como Citar

FERREIRA, V. (2017). FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS/PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E PRESENCIAL: UM COMPARATIVO DAS MATRIZES CURRICULARES DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 216–230. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4182