FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DE PONTA PORÃ/MS

Autores

  • Mara Lucinéia Marques Correa BUENO

Resumo

O presente estudo tem por objetivo principal compreender de que forma a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da UFMS/CPPP contribui para a formação inicial professores. Ao levar em consideração as especificidades dos municípios vizinhos de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Logo, o presente estudo busca fomentar a importância da formação inicial condizente ao contexto fronteiriço. A pesquisa tem cunho qualitativo (BARDIN, 2011) prescindindo de dados quantitativos e qualitativos, bem como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação a partir de Severino (2007). Os principais autores utilizados são: Brasil (1988) (1996) (1998) e (2010), Gasque e Costa (2003); Kishimoto (1999); Mello (2000), Pereira (2009), Dourado; Oliveira (2009), dentre outros. Por fim, apresenta-se a análise dos dados coletados enquanto professora de estágio e as considerações finais sobre a realidade experenciadas pelos acadêmicos durante o desenvolvimento da disciplina, principalmente no período de regência.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

BUENO, M. L. M. C. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DE PONTA PORÃ/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 145–158. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4180