A AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 59 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPORÃ-MS

Autores

  • Adriana VALADÃO UFGD - Dourados
  • Nayanne do Nascimento SILVA UFGD - Dourados

Resumo

Tendo em vista as discussões sobre o direito à educação, esta pesquisa objetivou analisar a implementação da Emenda Constitucional (EC) n. 59 de 2009 pela qual ocorreu a ampliação da obrigatoriedade do ensino dos quatro aos dezessete anos, com vistas a identificar a efetivação desta política em escolas municipais do estado do Mato Grosso do Sul e os limites no que se refere a garantia do acesso à educação para crianças de quatro e cinco anos na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de procedimentos metodológicos que envolvem a revisão bibliográfica, documental e entrevistas. Os resultados do estudo indicam que a ampliação da escolaridade obrigatória por meio da EC n. 59 foi um grande avanço para a educação brasileira; no entanto, no município pesquisado ainda não se obteve o êxito esperado quanto a garantia do acesso na educação infantil, principalmente pela falta de informações dos pais quanto a esse direito e pela falta de recursos financeiros que inviabiliza a melhoria da infraestrutura na oferta de vagas nesse nível de ensino. Compreende-se que para garantir o direito à educação quanto ao acesso na educação infantil, seja necessário o governo federal efetivar o regime de colaboração entre os entes federativos para que o município consiga implementar as políticas educacionais.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

VALADÃO, A., & SILVA, N. do N. (2017). A AMPLIAÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 59 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPORÃ-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 88–104. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4099