GESTÃO ESCOLAR E PRIMEIRA INFÂNCIA: um olhar sobre Dourados-MS

Autores

  • Vitoria da Silva Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gestão escolar., Educação infantil, Dourados-MS

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a gestão de escolas de Educação Infantil, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Adota como procedimentos metodológicos de pesquisa a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, tendo como corpus de análise os normativos nacionais e locais, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturada. A pesquisa indica que o gestor escolar da Educação Infantil desempenha funções pedagógicas e administrativas, a forma de provimento desses gestores é realizada pelo poder executivo e pela secretaria municipal de educação. Essa prática se caracteriza na perda de autonomia e qualidade no trabalho realizado pela gestão e pelos professores.

Biografia do Autor

Vitoria da Silva Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Vitória da Silva Ferreira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia e Autismo. Atualmente, mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual Mato Grosso do Sul

Andréia Nunes Militão é Doutora em Educação (2015) pela UNESP/Presidente Prudente (SP) - bolsa FAPESP; com período de Doutorado Sanduíche (financiamento da FAPESP) na Universidade do Minho, Portugal. Mestra em História (2001) pela UNESP/Franca (SP) - bolsa CAPES; Licenciada em Pedagogia (2011) pela UNILAGO e graduada (licenciada e bacharel) em História pela UNESP-Franca (SP) em 1998 bolsa FAPESP. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Atuou na rede municipal de educação de São José do Rio Preto como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2000 a 2012), sendo professora formadora do Programa Pró-Letramento. Atuou como coordenadora e docente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela UEMS (2020-2021). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Integra a Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Ex-coordenadora do GT8 - Formação de Professores - da ANPEd-Região Centro-Oeste (2019-2020). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da ANFOPE (Gestão 2021-2023). Membro de corpo editorial da Revista Colloquium Humanarum e do Conselho Editorial Nacional da Revista Retratos da Escola. Realiza pesquisas sobre formação de professores (inicial e continuada), priorizando a análise de políticas, processos e atuação dos sujeitos nos processos formativos, Políticas Docentes, Profissionais da Educação e os contributos de Paulo Freire para a formação de professores. 

Referências

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nov. de 2023

Fontes Orais

Entrevista 1, dia 09 de novembro de 2023, 15 minutos e 50 segundos.

Entrevista 2, dia 09 de novembro de 2023, 19 minutos.

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

da Silva Ferreira, V., & Nunes Militão, A. (2025). GESTÃO ESCOLAR E PRIMEIRA INFÂNCIA: um olhar sobre Dourados-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10608