DETECTIVES DEL PLANETA: gamificação e consciência ecológica no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira

Autores

  • Maria Eduarda Padilha Peixoto UEMS- Dourados
  • Ângela Karina Manfio UEMS/Dourados

Palavras-chave:

língua espanhola; gamificação; ensino fundamental.

Resumo

A gamificação propicia que os conhecimentos adquiridos em jogos sejam aplicados no cotidiano escolar e social dos estudantes para uma intervenção real e não apenas para o avanço de fases e acúmulo de pontos no mundo virtual. Este trabalho é o relato da experiência da aplicação do jogo Detectives del planeta como recurso pedagógico para o ensino de Língua Espanhola no 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de articular a aprendizagem linguística com a conscientização ambiental. Partindo das perspectivas teóricas de Lorenzoni (2016) e Nevado Fuentes (2008), a atividade inspirada pelo texto “Desolación Tecnológica” (autor anônimo) promoveu uma investigação lúdica e interativa na qual os alunos assumiram o papel de detetives incumbidos de identificar o responsável por um crime ambiental. O método adotado empregou materiais visuais, fichas investigativas, pistas falsas e verdadeiras, que exigiram o uso do raciocínio lógico e estimularam os participantes a interrogar suspeitos, desenvolver hipóteses, justificar conclusões e interpretar os dados por meio da referida Língua Estrangeira na modalidade oral e escrita. Os resultados observados evidenciaram maior engajamento discente, participação ativa em sala de aula, melhora na compreensão leitora, ampliação do vocabulário e uso funcional do idioma. Também destacaram-se o estímulo ao pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a formação de uma consciência ecológica. Assim, esta atividade contribuiu para o debate sobre práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de línguas no Ensino Fundamental e defende a inserção de metodologias ativas com ênfase na interdisciplinaridade e na construção de uma competência comunicativa crítica.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Padilha Peixoto, UEMS- Dourados

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português/Espanhol.

Ângela Karina Manfio, UEMS/Dourados

Professora efetiva de Língua Espanhola e de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Espanhol e suas literaturas no Ensino Fundamental do Curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português/Espanhol

Referências

NEVADO FUENTES, Charo. El componente lúdico en las clases de ELE. marcoELE - Revista de Didáctica ELE, Salamanca, n. 7, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://marcoele.com/descargas/7/nevado_juego.pdf. Acesso em: 21 jun. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LORENZONI, Marcela. Pequeno glossário de inovação educacional. São Paulo: Geekie, 2016.

SANTOS GARGALLO, I. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del Español como Lengua Extranjera. Madrid: Arco, 1999.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Peixoto, M. E. P., & Manfio, Ângela K. (2025). DETECTIVES DEL PLANETA: gamificação e consciência ecológica no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10585