A SENSIBILIDADE DOCENTE ENQUANTO VIA PARA A INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Inclusão; Formação docente; Sensibilidade pedagógica.Resumo
A escuta sensível e o olhar atento constituem dimensões fundamentais da dinâmica educativa, considerando a multiplicidade contemporânea. Este artigo propõe-se discutir, com respaldo em uma abordagem investigativa de natureza qualitativa, de que forma a sensibilidade docente diante das singularidades dos estudantes pode favorecer ações pedagógicas sensíveis às diferenças, dialógicas e humanizadoras. O estudo ancora-se em fundamentos teóricos que abordam diversidade, alteridade e preparação docente, a partir das contribuições de estudiosos relevantes. A estratégia metodológica escolhida é a narrativa docente, a partir de vivências ocorridas em contextos reais da etapa básica do ensino, notadamente em contextos escolares públicos, onde emergem múltiplas formas de enfrentar a diversidade são evidenciadas. O exame das narrativas indica que o aperfeiçoamento profissional contínuo tem função determinante na ampliação da percepção docente acerca da pluralidade dos sujeitos e das possibilidades de uma atuação pedagógica mais relevante. Infere-se que a escuta sensível, articulada à valorização das singularidades e ao reconhecimento do outro, favorece o fortalecimento de vínculos educativos mais éticos, justos e transformadores, capazes de enfrentar as exigências da inclusão com empatia, responsabilidade e valorização da heterogeneidade.
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