INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Autores

  • Maricelia Aparecida Nurmberg UFGD
  • Alessandra Furtado UFGD/ Prof

Palavras-chave:

Inclusão, Atividades adaptadas., Acesso e permanência

Resumo

 

O número de alunos com deficiência matriculados na educação básica tem aumentado e com isso exigido mudanças para que os alunos tenham acesso aos espaços, ao conhecimento, as informações e também nas metodologias de ensino para que cada aluno possa ter suas especificidades atendidas e uma aprendizagem de qualidade. A inclusão não ocorre somente com o acesso, mas com a permanência e desenvolvimento com sucesso. Neste trabalho objetiva-se analisar o que são adaptações curriculares e como elas devem ser pensadas e organizadas para alunos com diversas deficiências matriculados no Ensino Fundamental anos finais. Para a realização da pesquisa utilizou-se da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental a partir de publicações como artigos, livros e a legislação sobre o tema. Garantir a educação para todos é um desafio enfrentado cotidianamente nas instituições escolares e exige o envolvimento de todos com responsabilidade, comprometimento e aperfeiçoamento constante.

Biografia do Autor

Maricelia Aparecida Nurmberg , UFGD

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Educação Especial. Atuou como Tutora Online nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNIOESTE. Professora de Apoio Pedagógico Educacional em Dourados. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD).

Alessandra Furtado, UFGD/ Prof

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), graduação em Pedagogia pela UNIFRAN (2020), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

Referências

Livro/ capítulo de livro

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Dicionário

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Artigo de periódico

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Fontes

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Nurmberg , M. A., & Furtado, A. (2025). INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 6(06). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/10578